As pessoas nunca estiveram tão preocupadas com a sua saúde física e mental como nos últimos anos. Toda essa preocupação levantou vários questionamentos, como: ser saudável significa ter um corpo esbelto? Se essa é a sua dúvida, saiba que a resposta é não! Nem sempre a magreza está relacionada a uma vida saudável, tanto é que foi criado pelos nutricionistas o termo “falsa magra”.

Mas, afinal, o que é falsa magra? Até que ponto podemos confiar na balança e na fita métrica? Neste artigo falaremos mais sobre os verdadeiros indicadores de uma vida saudável e mostraremos quais são os riscos que ser uma “falsa magra” pode causar ao nosso organismo.

Gostou do assunto? Então continue a leitura para saber mais!

O que é falsa magra?

Podemos definir como falsas magras pessoas que, apesar de estarem no peso ideal, têm uma composição corporal ruim, ou seja, têm alto nível de gordura corporal e pouca massa magra. Falando de uma forma mais simplificada, a falsa magra é a pessoa que mantém um corpo esbelto sem ter hábitos saudáveis.

O grande problema é que atualmente as pessoas estão muito preocupadas com o peso indicado na balança e acham que ter um IMC (índice de massa corporal) considerado normal é o que importa. Por isso, poucas pessoas que são falsas magras se preocupam em ter uma vida saudável até que uma doença surja.

Como identificar uma falsa magra?

O ponto principal para identificar uma pessoa falsa magra é a alimentação desregulada. Apesar de comer alimentos ricos em gorduras, essas pessoas não ganham peso. Outra característica marcante é o sedentarismo. Essas pessoas não praticam atividades físicas, por isso, têm um péssimo condicionamento físico.

Por causa desses fatores, falsas magras tendem a ter gordurinhas localizadas pelo corpo e flacidez nas coxas e nos braços. Falta de sono e irritabilidade durante o dia também são sintomas que fazem parte da vida de pessoas que não cuidam da saúde, sejam elas magras ou obesas.

Quais problemas de saúde uma pessoa “falsa magra” pode ter?

Por conta da alimentação pobre em nutrientes, rica em gorduras e também por conta do sedentarismo, as falsas magras correm os mesmos riscos que as pessoas obesas, que são: ter diabetes, hipertensão, colesterol alto, triglicérides alterado e gordura visceral.

A boa notícia é que esse quadro pode ser revertido caso a pessoa passe a ter uma vida mais balanceada. Em primeiro lugar, recomendamos que as pessoas magras saiam do sedentarismo. A atividade física ajuda a manter o peso, diminui os níveis de gordura e alivia o estresse.

Além dos exercícios, uma alimentação saudável e rica em nutrientes também é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Isso não significa que você deve banir as massas, o açúcar e a fritura da sua vida, apenas aprenda a ter equilíbrio. Lembre-se também de se hidratar diariamente com pelo menos 2 litros de água.

Como dissemos, existem muitas falsas magras que só começam a se preocupar com a sua condição quando surgem problemas de saúde. Agora que você já sabe o que é falsa magra, comece a cuidar melhor do seu corpo, mesmo que a balança indique que o seu peso está dentro do normal!

Escrito por Academia Nadarte