Muitas pessoas que entram na academia relatam uma história bem semelhante: “comecei a malhar e engordei, e agora?” Bem, antes de tudo, é preciso ter calma e entender que esse é um processo totalmente normal.

Aliás, muitos profissionais de educação física podem até mesmo dizer que esse é um resultado esperado, especialmente nos iniciantes de musculação. Isso acontece porque, nas primeiras semanas, nosso corpo se adapta muito rapidamente aos novos estímulos do treinamento com pesos e, por isso, é habitual perceber um aumento no número da balança.

Para que você não se assuste — e nem desanime —, nesta postagem falaremos mais sobre o que é esse fenômeno e como ele acontece. Se você tem interesse no assunto, recomendamos a leitura desta postagem até o final!

Nem todo ganho de peso é maléfico

Antes de mais nada, é preciso entender que nem todo ganho de peso é maléfico. Para a maioria dos iniciantes da musculação — que observam um ganho de peso nas primeiras semanas — a notícia é, na verdade, muito boa.

Esse aumento de massa corporal está intimamente relacionado ao aumento da massa muscular. A nossa musculatura é o que garante nossa saúde, melhora a qualidade dos nossos movimentos, nosso condicionamento físico e garante o resultado estético que muita gente busca. Portanto, há motivo para comemoração.

Esse processo de recomposição corporal, que falaremos mais a respeito no tópico abaixo, é o objetivo que todo praticante de musculação deve colocar nos seus primeiros meses de treino e, por isso, não há com o que se preocupar.

Entenda o que é recomposição corporal

A recomposição corporal nada mais é do que o aumento da massa muscular e a diminuição do percentual de gordura. Existem três grandes grupos que passam por esse processo: os iniciantes em musculação, aqueles que voltaram a treinar regularmente e os atletas avançados que utilizam recursos ergogênicos.

Como estamos tratando do primeiro (e talvez do segundo) grupo, é muito importante que você entenda que muitas vezes essa recomposição acontece com alguns períodos de ganho de peso. Por vezes, as pessoas também relatam um peso estagnado na balança.

Roupas mais largas na região da cintura e a observação do aumento da circunferência dos membros inferiores e/ou superiores são bons exemplos de que seu corpo está se adaptando bem ao exercício, muito provavelmente queimando gordura e ganhando massa muscular ao mesmo tempo — o que obviamente é o objetivo de todo mundo que começa a se exercitar. Apesar do entusiasmo, é preciso ter cuidado para ter certeza de que o resultado é realmente positivo.

Como você pode assegurar seus resultados?

Apesar das boas notícias, a única maneira de você assegurar corretamente que seus resultados estão sendo positivos é realizando uma avaliação física. Essa avaliação pode ser feita por meio das medidas antropométricas (incluindo a medição das dobras cutâneas para definição do percentual de gordura) ou por meio da bioimpedância.

Qualquer um desses dois métodos mostrarão com clareza onde está o ganho de peso. Por uma questão de simplicidade (e até mesmo maior exatidão para verificação da retenção hídrica), muitos profissionais optam somente pela bioimpedância, que, na maioria dos casos, pode ser realizada com uma balança especializada.

Após avaliação, ficará claro quantos quilos o indivíduo carrega de massa muscular, de gordura e de retenção hídrica no seu corpo. Ao identificar o ganho de peso na massa muscular, saiba que seu treinamento está surtindo ótimos resultados e, por isso, é fundamental que você mantenha a constância.

Bons resultados são conquistados ao longo de um espaço de tempo razoável. Portanto, mantenha-se motivado e não deixe de conversar com o Profissional de Educação Física durante sua jornada. Ao longo do tempo, você precisará alterar seu treinamento para continuar evoluindo rumo ao corpo ideal.

Esperamos que este post tenha ajudado você a entender mais sobre sua dúvida. Lembre-se de que começar a malhar e engordar é comum e não se esqueça de não se assustar (somente) com os números da balança. Bons treinos!

Quer acompanhar nossas postagens em primeira mão? Siga nossas redes sociais! Estamos no Instagram, Facebook e YouTube!

Escrito por Academia Nadarte