vida mais saudável

Para se conquistar um estilo de vida mais saudável é preciso, além de disposição, sentir-se motivado todos os dias.

Atualmente, percebemos pessoas cada vez mais preocupadas com saúde, qualidade de vida e bem-estar, porém, sem saber por onde começarem.

Como aderir a essa proposta? Pode parecer árduo no início, mas vale muito a pena. Saiba que é totalmente possível!

 Com alguns truques, você toma atitudes que fazem bem para o corpo e para a mente. Se você quer  saber quais o mais eficientes, continue com a gente!

Procure a ajuda de um especialista

Antes de qualquer mudança, é preciso saber se está tudo certo com a sua saúde.

Qual foi a última vez que você fez um check-up médico? Se a resposta foi há mais de dois anos, está na hora de procurar um especialista para uma avaliação.

Além disso, o nutricionista e o educador físico são profissionais importantíssimos para uma vida saudável, pois serão eles os responsáveis pela dieta e exercícios físicos, respectivamente.

Alimente-se bem para ter uma vida saudável

A alimentação saudável, composta por alimentos frescos e ricos em nutrientes, é capaz de prevenir e tratar doenças, além de ajudar a ter o corpo em forma.

Porém, dietas muito restritivas não são o ideal para todo mundo — elas têm indicações específicas, que devem ser avaliadas pelo nutricionista.

Por isso, se esse não é o seu caso, aposte na reeducação alimentar e permita-se consumir as comidas preferidas com moderação. Lembre-se de que o equilíbrio é a chave do sucesso!

Faça atividades físicas

Todo mundo conhece os benefícios de se praticar atividades físicas: tratar e prevenir doenças, queimar calorias, ganhar condicionamento físico, melhorar a composição corporal etc.

Por isso, para ter uma vida saudável, é importante praticar exercícios ou algum esporte.

E, se você ainda não pratica, saiba que 30 minutos por dia, exercitando-se, já é o suficiente para trazer benefícios ao corpo.

Procure por modalidades que deem prazer ao praticar. Entre tantas opções, como danças, esportes, musculação e outras, com certeza terá uma ou várias que você vai gostar!

Comece aos poucos

Geralmente, as pessoas buscam por mudanças da noite para o dia, como em um passe de mágica — mas sabemos que isso raramente dá certo. Afinal, o ideal é mudar os hábitos aos poucos, para que não sinta tanto a diferença e não queira abandonar tudo.

Para começar, alimente-se melhor, coma mais vegetais, reduza o açúcar, faça caminhadas e beba mais água. Seguindo esses passos, você poderá aumentar gradativamente o seu ritmo de exercícios.

Abandone os maus hábitos

Para ter uma vida saudável, não basta apenas adquirir bons hábitos: é preciso abandonar os ruins.

O tabagismo e o alcoolismo, por exemplo, são vícios que trazem malefícios tanto para a saúde quanto para a vida social da pessoa.

Portanto, se você quer ter um estilo de vida mais saudável e vem tendo dificuldades para mudar certos hábitos, procure a ajuda de um profissional para largar esses maus costumes!

Cuide da saúde mental e emocional

Exercite sua felicidade!

Não é só do corpo que precisamos cuidar na busca pelo bem-estar. A saúde mental e emocional reflete em todos os aspectos que nos acercam e, por isso, é preciso dar atenção a ela.

Procure controlar a ansiedade, relaxe nos tempos livres, dê uma pausa na correria do dia a dia para fazer o que gosta e aproveite os momentos com a família e os amigos. Tudo isso faz parte de uma vida saudável e gostosa.

Com todas essas dicas, é possível aproveitar ainda mais a sua vida saudável com disposição e alegria.

Então, que tal saber das novidades em primeira mão? Assine a nossa newsletter e receba nossos novos conteúdos diretamente no seu e-mail!

Escrito por Academia Nadarte