Você se preocupa com a alimentação nas festas de final de ano? A chegada dessas comemorações é, em muitos casos, uma desculpa para exagerar na comilança. Isso porque elas são vistas como sinônimo de variedade de pratos e fartura.

Contudo, para quem precisa manter a dieta ou ter cuidados com a alimentação, seja por questões de estética ou de saúde, saiba que é possível aproveitar o momento em família sem comprometer a balança.

E aí, ficou curioso e quer saber como manter a alimentação nas festas de final de ano e ainda curtir a ocasião com a família e os amigos? Então, continue a leitura!

1. Comece pela salada

As pequenas entradas fazem toda a diferença no momento de comer o prato principal. Com isso, é possível ingerir menos calorias na ceia.

Para isso, faça uma salada para a entrada, com muitos legumes, verduras e folhas, como alface, rúcula, agrião, tomate, cenoura e milho.

Além de serem alimentos mais saudáveis, você consome uma quantidade maior de fibras, o que proporciona saciedade. Outros itens também podem fazer parte, como grão-de-bico, nozes, amêndoas e castanhas.

2. Controle a quantidade de azeite

Sua família costuma preparar bacalhau na ceia de Natal ou de Ano Novo? De fato, o prato é muito saboroso e pede o azeite para complementar.

Contudo, é fundamental não banhar o peixe nesse tipo de óleo. Embora o azeite extra-virgem seja um bom alimento para a saúde, já que controla o nível de colesterol no sangue, o excesso pode atrapalhar esse equilíbrio.

Portanto, uma boa dica é utilizar menos desse óleo e complementar o prato com outros alimentos saudáveis, como batata, ovo, tomate, palmito etc.

3. Coma devagar

A mastigação é o primeiro passo do processo de digestão, já que existem enzimas que atuam nessa etapa. Quando se mastiga pouco, o estômago recebe grandes quantidades de alimentos inteiros, prejudicando a digestão e sobrecarregando o órgão.

Uma das principais consequências disso é a distensão abdominal. Ao comer rápido demais, a pessoa engole pedaços maiores de comida, resultando em um trânsito intestinal mais lento. Além disso, é mais fácil engolir ar, provocando gases e inchaço.

Nesse caso, é importante prestar atenção nos alimentos e saborear cada garfada, comendo devagar. Esse processo também evita que você ingira mais comida do que o necessário.

4. Inove nas receitas

Existem vários modos de manter uma alimentação saudável nas festas de final de ano, modificando o preparo e sem deixar de lado o sabor do prato. Nesse caso, o ideal é não ingerir frituras e fazer algumas substituições inteligentes.

O bolinho de bacalhau, por exemplo, pode ser preparado com batata doce. Em vez de fritá-lo no óleo em imersão, use outras alternativas, como o forno ou a airfryer.

Agora que já conhece algumas dicas de como manter a alimentação nas festas de final de ano, saiba que é importante ter uma dieta saudável mesmos nas comemorações. Com isso, você evita alguns problemas, como inchaço e ganho de peso.

Gostou do post? Você costuma exagerar nas comidas nas festas de final de ano? Deixe um comentário no post!

Escrito por Academia Nadarte