como ter uma vida mais leve

Não é segredo para ninguém que manter hábitos saudáveis é imprescindível para a boa saúde. Entretanto, nem todo mundo sabe como ter uma vida mais leve. Esse é o seu caso?

Ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regularmente é a base do estilo de vida saudável, mas existem outros fatores que contribuem, e muito.

Quer saber quais são? Então, continue a leitura, pois, neste post, trazemos 4 dicas incríveis para ter mais saúde e bem-estar. Vamos lá?

1. Mantenha um cardápio equilibrado

Como dissemos, manter uma alimentação saudável é fundamental. Isso porque ela assegura um melhor funcionamento do organismo e, consequentemente, a prevenção de doenças.

Para isso, prefira alimentos mais saudáveis, como:

  • frutas, verduras e legumes;
  • carnes frescas;
  • ovos;
  • leite e laticínios;
  • leguminosas;
  • gorduras saudáveis — azeite de oliva extravirgem, manteiga, óleo de coco etc.;
  • cereais integrais;
  • oleaginosas e sementes;
  • temperos naturais — cebola, alho, cebolinha, salsinha e especiarias.

Além disso, evite os alimentos ultraprocessados, pois contêm muitos aditivos químicos que fazem mal à saúde, fora os açúcares e as gorduras ruins.

Entretanto, saiba que alimentação também deve contemplar as nossas comidas preferidas, pois faz parte do equilíbrio, ao menos que você tenha alguma restrição alimentar. Moderação é a palavra-chave.

2. Pratique atividades físicas frequentemente

As atividades físicas melhoram a circulação sanguínea, levando mais oxigênio, nutrientes e outras substâncias importantes para o corpo todo com mais eficiência.

Além do mais, fortalece os músculos e os ossos, queima gordura corporal, ajuda a manter o peso saudável e dão mais disposição. Por isso é que elas são tão importantes em nosso dia a dia.

A constância é o maior segredo. Portanto, escolha uma modalidade em que você goste e consiga praticar, pelo menos, 3 vezes por semana.

3. Durma bem

É durante o sono que o organismo regula e repara as células e os sistemas. Por isso é tão importante dormir bem. Mas saiba que o que vale é a qualidade e não a quantidade de horas dormidas.

Se você acordar desanimado e sem disposição, pode ser a hora de prestar mais atenção ao sono e adquirir hábitos melhores, como:

  • apagar todas as luzes;
  • ter um ambiente aconchegante e confortável;
  • fazer refeições mais leves à noite;
  • desligar celulares e aparelhos eletrônicos que possam interromper o sono.

4. Cuide da saúde mental

Muitas vezes, as pessoas se preocupam com o corpo, mas se esquecem de cuidar da saúde mental. O estresse, a depressão e a ansiedade são condições que afetam a rotina e, até mesmo, a parte física.

Tirar um tempo para si, fazer algum hobby, praticar esportes por prazer, viajar, meditar, fazer ioga, passar um tempo com a família ou qualquer outra atividade que traga bem-estar são maneiras de zelar a mente.

Agora que você sabe como ter uma vida mais leve, insira os hábitos que ainda não tem em seu dia a dia de maneira gradual. Assim, logo terá um estilo de vida mais saudável e colherá os bons frutos disso.

Gostou das nossas dicas? Então, mostre aos seus amigos como ter uma vida mais saudável, compartilhando este post em suas redes sociais!

Escrito por Academia Nadarte