Saber quais são os alimentos que dão energia e disposição durante as atividades físicas é importante para garantir a força muscular e a rápida recuperação nos exercícios aeróbicos.

Que a alimentação saudável influencia o desempenho do organismo, provavelmente você já sabia.

Contudo, existem alguns alimentos que podem aumentar o vigor físico no momento de realizar as atividades diárias.

Se quer conhecer os principais alimentos que dão energia e disposição, não perca o restante do post. Boa leitura!

1. Açaí

O açaí é uma fruta típica da região amazônica, rico em vitaminas B1, B2 e C e em antioxidantes. Esse alimento energético pode ser consumido de várias maneiras.

Ele é vendido in natura e em forma de creme, sendo a mais comum. Nesse caso, tente priorizar o açaí natural, sem adição de açúcares e conservantes em sua composição.

Para quem pratica exercícios físicos, uma boa opção é a fruta em formato de barrinhas. No calor, um açaí em forma de creme gelado com granola ou frutas também cai bem.

2. Banana

A banana é uma fruta muito consumida pelos brasileiros, sendo uma excelente alternativa de pré e de pós-treino.

Sua ingestão é uma boa estratégia para impulsionar o desempenho, principalmente em atividades prolongadas e intensas.

A banana é rica em fósforo, ferro, cálcio, potássio e frutose, que, assim como outros carboidratos, auxilia os músculos, provocando menos inflamação após os treinos.

3. Oleaginosas

As oleaginosas são ricas em carboidratos, proteínas e lipídeos. Suas características ajudam a garantir mais disposição e energia no dia a dia.

Mas cuidado: por conterem gordura vegetal, o recomendado é não exagerar no seu consumo.

Caso queira consumir as oleaginosas como suplemento energético, é possível ingeri-las em sua forma natural, como amêndoas, avelãs, nozes etc.

Como são de fácil consumo e não necessitam de preparações, já elimine a desculpa da falta de tempo. Você pode carregar algumas na bolsa, por exemplo.

4. Aveia

A aveia é rica em carboidratos, que fornecem mais energia ao corpo sem causar picos de liberação de insulina.

Ela também ajuda a controlar as taxas de açúcar na corrente sanguínea e proporciona saciedade.

Também é fonte de vitaminas do complexo B, que melhoram o nível de disposição e energia. Uma boa dica é consumir a aveia em panquecas, vitaminas, bolos, tortas etc.

5. Abacate

O abacate é uma boa pedida em receitas tanto salgadas quanto doces. Além disso, pode ser congelado com algumas gotas de limão.

Uma ótima opção para o pré-treino é um shake de abacate com cacau. Se quiser, adicione aveia para ingerir fibras. E, para adoçar, prefira o mel natural.

Outro benefício de consumir a fruta antes dos exercícios físicos é que ela ajuda na formação de massa muscular, já que é rica em gorduras boas.

Isso proporciona mais energia ao corpo para realizar o treino, além de fornecer proteínas que favorecem a recuperação dos músculos.

Agora que você já conhece alguns alimentos que dão disposição e energia, lembre-se de que seu consumo frequente é essencial para conquistar melhores resultados nos treinos.

Gostou do post e quer complementar a leitura? Então, veja também quando e o que considerar antes de usar suplementos alimentares.

Escrito por Academia Nadarte