cuidado com a saúde

De acordo com dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é um dos países com menor investimento público em cuidados com a saúde, o que preocupa bastante na questão do atendimento oferecido.

Para não ficarmos à mercê de um sistema deficitário, logicamente que precisamos tomar atitudes que nos ajudem a manter a sociedade saudável e organizada.

Modificar a forma de pensar, preocupar-se com o organismo e buscar maior disposição no dia a dia são boas táticas, até mesmo de olho na longevidade.

Neste artigo, visando contribuir com o seu bem-estar, trouxemos 4 dicas de cuidados com a saúde. Acompanhe a leitura e confira!

1. Faça exercícios físicos

Obviamente que não poderíamos começar de outra forma, afinal, a prática de exercícios físicos é extremamente importante para a mente e o corpo.

Para se ter uma ideia da relevância disso, uma simples série de exercícios abdominais, por exemplo, pode melhorar a postura, o equilíbrio e fortalecer a musculatura.

Claro que você deve criar uma rotina de exercícios de acordo com as suas necessidades e condição, evitando assim possíveis lesões.

Desde que tenha um bom acompanhamento médico e saiba respeitar os seus limites, você pode praticar ginástica, natação, danças, lutas, entre outras modalidades.

2. Tenha uma boa alimentação

Fazendo um paralelo com o tópico anterior, um dos perigos do sedentarismo é o desenvolvimento de hábitos ruins de alimentação, gerando aqueles pneuzinhos, sabe?

Comer bem não significa comer muito, mas sim, ingerir nutrientes indispensáveis para o funcionamento adequado do organismo, a fim de minimizar o risco de doenças.

Se você treina e tem uma vida ativa com vários afazeres, procure acrescentar na dieta alguns alimentos energéticos, tais como açaí, batata-doce, ovos, guaraná, etc.

Além disso, tão importante quanto uma alimentação de qualidade é se hidratar constantemente, portanto, tenha sempre sua garrafinha de água por perto.

3. Preze pelos bons hábitos de higiene

Se você acaba de sarar de uma gripe e semanas depois está mal de novo, então é melhor reconsiderar as suas ações para ter mais higiene no dia a dia.

Um dos grandes cuidados com a saúde é preservar o seu corpo de ter o contato com germes, bactérias, fungos e demais organismos que coloquem suas células em perigo.

Para tanto, lave sempre as mãos durante o dia, conserve a saúde dentária, use filtro solar, cubra a boca ao tossir e o nariz ao espirrar, entre outras recomendações simples.

Também é interessante fazer uma espécie de higiene mental, ou seja, procure se afastar de pessoas tóxicas, notícias ruins e pratique meditação para se acalmar.

4. Valorize os momentos de lazer

Nada mais relaxante do que ter um dia de folga ou aproveitar semanas de férias, não é verdade? Mas, você acredita que tem gente que não consegue se desligar do trabalho?

Por mais que você tenha profissionalismo e foque em seus objetivos, saiba respeitar o seu corpo e valorize também o descanso, pois isso será crucial em sua produtividade.

Faça o que te traz felicidade e busque libertar a sua mente do estresse, da ansiedade, do medo, de maneira que você desenvolva o autodomínio do seu corpo.

Vale lembrar também que, depois de muitas atividades prazerosas, não podemos esquecer da importância do sono, pois dormir bem é ter saúde durante o dia.

Por fim, saiba que os cuidados com a saúde precisam ser constantes, sendo que a mudança de comportamento pode eliminar as preocupações e proporcionar mais alegria.

Se você gostou deste texto, por que não repassar para os amigos, não é verdade? Então compartilhe o post em suas redes sociais agora mesmo!

Academia Nadarte
Escrito por Academia Nadarte