estilo wellness

Você sabe o que é o estilo wellness? Traduzindo para o português, o termo significa “bem-estar”. Portanto, esse conceito apresenta várias dimensões que possibilitam às pessoas terem uma melhor qualidade de vida.

Neste post, explicaremos detalhadamente o estilo wellness, a diferença desse conceito em relação ao fitness, as suas dimensões e a importância de praticá-lo diariamente para obter os benefícios esperados.

Está interessado em saber mais sobre esse assunto, continue a leitura e confira!

O que é o estilo wellness?

O wellness é uma prática essencial na vida das pessoas, pois proporciona aos praticantes o bem-estar e uma vida saudável. Esses aspectos, quando somados, ajudam a prevenir diversos problemas de saúde.

O conceito, como o próprio nome já diz, faz referência a uma filosofia de conforto. Assim, essa prática tem como base o desejo de uma vida mais serena, para superar as preocupações e entender que a solução dos problemas está dentro de nós.

Muitas pessoas acreditam que saúde é sinônimo de ausência de doença. No entanto, ser sadio não significa apenas isso. Trata-se de uma combinação de elementos que fazem o indivíduo se sentir bem consigo mesmo e feliz.

Assim, ser uma pessoa saudável é ser responsável pela sua saúde. Isso pode ser feito por meio da prática regular de exercícios físicos e com uma alimentação equilibrada e saudável.

Com essas práticas, torna-se possível prevenir problemas cardíacos e respiratórios, além de ficar mais fácil de alcançar o resultado estético almejado.

Qual é a diferença de wellness para fitness?

Apesar de o conceito de wellness e o de fitness serem semelhantes, eles apresentam diferenças importantes entre si.

O fitness está mais relacionado à capacidade de uma pessoa fazer uma atividade física específica, levando em consideração aspectos como força, resistência, condicionamento, flexibilidade etc.

O wellness, por sua vez, está mais relacionado ao bem-estar. Com isso, o exercício deve ser capaz de proporcionar benefícios para o corpo, a mente e o funcionamento do organismo.

Para ele, alguns aspectos — como a interação social, a harmonia, o ambiente etc. — são muito importantes.

Quais são as dimensões do wellness?

O wellness apresenta diferentes dimensões, como o bem-estar físico, profissional, familiar e social, além da saúde. Todos esses desdobramentos, de alguma forma, tratam de necessidades humanas.

O aspecto físico é importante para que possamos desempenhar as atividades diárias com disposição. A questão profissional está relacionada à satisfação e ao fato de trabalhar com aquilo que gosta.

Já o aspecto familiar e o social estão interligados. Ambos demonstram a necessidade de nos relacionarmos com as pessoas, pois somos seres sociais.

Por fim, a saúde é um aspecto básico, pois não conseguimos realizar as outras atividades sem ela.

Como vimos, o estilo wellness faz referência à filosofia do bem-estar. Em uma análise inicial, pode parecer uma prática complexa. Porém, basta pensarmos nas suas dimensões para que tenhamos uma vida saudável. Considerando os benefícios dessa prática, vale muito a pena implementá-la no seu cotidiano.

Você tem alguma pergunta sobre o funcionamento do estilo wellness? Então, deixe o seu comentário no post. Será um grande prazer ajudá-lo a esclarecer as suas dúvidas em relação ao tema!

Academia Nadarte
Escrito por Academia Nadarte