Para quem busca maior qualidade de vida e bem-estar, a alimentação deve ser uma prioridade. Garantir que alimentos de verdade façam parte da sua dieta e evitar o excesso de açúcar é o caminho mais indicado.

Afinal, os malefícios do açúcar no organismo são os mais diversos, desde a queda da imunidade até maiores chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

O que acha, então, de conhecer esses malefícios e algumas dicas de como ter uma alimentação melhor? Continue a leitura e confira!

Qual é o impacto do açúcar em nosso corpo?

Antes de mais nada, é preciso entender como o açúcar age dentro do nosso corpo.

Sempre que ingerido, o elemento estimula a produção de dopamina, um hormônio que proporciona a sensação de prazer, o que pode ocasionar o vício por essa experiência.

Quais são, então, os pontos negativos do excesso de açúcar em nosso corpo?

1. Aumento das chances de desenvolver doenças cardiovasculares

Quando o consumo de açúcar acontece em excesso, as chances de desenvolver doenças cardiovasculares aumentam consideravelmente.

Inclusive, ao acumular gordura no organismo, os reflexos no restante do corpo são muitos, como o aumento da pressão arterial regular.

2. Queda da imunidade

O açúcar também atrapalha a ação dos glóbulos brancos, que ajudam na defesa do sistema imunológico. O efeito do alimento deixa a blindagem do seu corpo mais frágil e facilita a ação de vírus e outras ameaças.

3. Carência nutricional

Além disso, o açúcar não é um alimento com grande riqueza nutricional. Ou seja, não proporciona os benefícios que são oferecidos por alimentos ricos em proteínas e fibras, por exemplo.

4. Surgimento de cáries

A saúde bucal também é prejudicada pelo excesso de açúcar no corpo. Mesmo mantendo uma rotina com os cuidados necessários, o surgimento de cáries, por exemplo, se torna muito mais propício.

O que fazer para reduzir o consumo de açúcar?

A boa notícia é que existem algumas formas simples de reduzir o consumo de açúcar. Veja as nossas dicas!

Consuma mais frutas

Sempre que sentir vontade de ingerir um alimento mais doce e repleto de açúcar, prefira uma fruta. O adocicado que elas proporcionam é muito mais saudável para a sua dieta.

Leia o rótulo dos alimentos

A educação alimentar também é fundamental. Por isso, é importante sempre conferir o rótulo dos alimentos e entender exatamente o que você está colocando dentro do seu corpo.

Evitar a ingestão de refrigerantes

Os refrigerantes, apesar de muito populares, são ricos em açúcar e podem prejudicar a sua alimentação. O simples fato de evitá-los já pode ser o suficiente para reduzir os níveis de açúcar no seu organismo.

Portanto, quem busca uma vida mais saudável, deve evitar o excesso de açúcar ao máximo. Além disso, como mostramos ao longo deste artigo, existem outras formas de saciar certas vontades.

Agora que você já sabe como o açúcar pode ser prejudicial para a sua saúde, aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e fazer com que mais pessoas se conscientizem sobre o assunto!

Escrito por Academia Nadarte