Manter o corpo em movimento proporciona vários benefícios para a saúde, e para as grávidas não é diferente. Mas, afinal, será que existe a melhor atividade física para gestante?

A verdade é que ficar ativa durante os 9 meses promove menos dores nas costas e maior disposição, além de prevenir doenças como diabetes gestacional e diminuir os inchaços e enjoos.

Não podemos esquecer também das vantagens para a hora do parto, pois a mulher terá um melhor preparo cardiovascular e muscular, além de uma boa recuperação no pós-parto.

Contudo, é importante conhecer as atividades certas e quais cuidados devem ser tomados nesse momento. Por isso, leia este post para conhecer os melhores exercícios para gestantes!

1. Natação

A natação é uma prática aconselhada durante toda a gestação, pois aumenta a resistência, o fôlego e ajuda na tonificação muscular.

Como o exercício é feito na água, os riscos de impactos são menores. Outro benefício é que a natação possibilita trabalhar todo o corpo de uma vez só, evitando as lesões.

Além disso, a atividade também causa um alívio das dores nas costas provocadas pelo peso do bebê, fortalece a musculatura e reduz o edema (acúmulo de líquidos).

É importante esperar até o terceiro mês de gravidez para começar a praticar natação. Caso você seja sedentária, inicie o exercício de forma moderada ou leve.

2. Hidroginástica

A hidroginástica é uma das práticas mais recomendadas pelos médicos, já que auxilia a grávida a se exercitar sem sobrecarregar o organismo, pois a água suaviza os movimentos.

Esse exercício é como uma aula de ginástica aeróbica, mas feita na água. Ele auxilia na boa postura, melhora o equilíbrio físico, promove relaxamento, tonifica a musculatura e diminui o inchaço das pernas.

Contudo, é importante que a mulher tome cuidado: por não sentir o peso do corpo, algumas gestantes costumam exagerar na intensidade da atividade.

Assim, evite movimentos que comprimam o abdômen e o estômago, além de saltos altos dentro da piscina.

3. Musculação leve

Apesar de muitas gestantes acreditarem que a musculação não pode ser feita durante a gravidez, é possível praticar a atividade na intensidade leve.

No entanto, é importante consultar um médico especializado para que ele autorize a prática. Se recomendada, a musculação evita dores nas costas e fortalece a musculatura responsável pelo controle da postura.

4. Caminhada

A caminhada é uma ótima opção de exercício, principalmente para as futuras mamães que eram sedentárias antes da gestação.

Essa prática auxilia na melhora da postura e circulação, ajuda no encaixe do bebê, dá disposição e fortalece o organismo.

Contudo, por mais que pareça simples, é essencial ter alguns cuidados. Por isso, mantenha um nível mais lento, evite locais desnivelados e use tênis e roupas confortáveis.

Agora que você já pode escolher a melhore atividade física para gestante, lembre-se de que é fundamental procurar o acompanhamento de um profissional responsável.

Além disso, evite abdominais, crossfit, agachamentos e musculação pesada. Ao optar por uma academia, escolha aquela que seja reconhecida e que tenha profissionais de qualidade, como a Academia Nadarte!

Gostou do post e quer conhecer as principais modalidades de atividades para gestantes da Academia Nadarte? Então, entre em contato conosco. Será um prazer tirar as suas dúvidas!

Escrito por Academia Nadarte