sedentarismo

A relação entre o sedentarismo e atividade física é muito forte, pois, para conseguir abandonar o primeiro, é preciso da ajuda do segundo.

Ou seja, se você não quer ter problemas de saúde no futuro, deve deixar a inércia de lado e começar a se movimentar, fazendo exercícios que tragam mais bem-estar para sua vida.

Por isso, é fundamental que tome essa atitude o quanto antes, pois amanhã pode ser tarde demais.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura do artigo e abandone o sedentarismo hoje mesmo!

Saiba quais são os males causados pelo sedentarismo

Quando uma pessoa é sedentária, ela fica mais suscetível a ter doenças crônicas não transmissíveis — DCNT.

Entre elas, estão: diabetes, ansiedade, hipertensão arterial, aumento de colesterol, acúmulo de gordura no abdômen, obesidade, infarto do miocárdio etc.

Essa condição também é considerada como o grande fator de risco para o indivíduo ter morte súbita. Isso porque, boa parte das vezes, o sedentarismo tem associação indireta ou direta às causas e ao agravamento de boa parte das doenças.

Veja como os exercícios físicos podem resolver o sedentarismo

Se você deseja evitar os males causados pelo sedentarismo, é preciso realizar atividades físicas, como andar, pedalar, correr, nadar, jogar bola, fazer ginástica e exercícios com peso.

Para que isso seja possível, tente reservar entre 40 e 60 minutos, de três a cinco vezes por semana, para se exercitar.

Não se esqueça de procurar a ajuda de um profissional de saúde, pois ele poderá verificar se você tem alguma restrição em realizar tais atividades físicas.

Confira os benefícios da atividade física

Agora que você já conhece os males que o sedentarismo pode causar e como os exercícios físicos ajudam a resolver esse problema, confira, a seguir, os benefícios dessa prática:

  • melhora do funcionamento do organismo e todos os seus sistemas;
  • eleva a condição e a funcionalidade respiratória e cardíaca;
  • aumenta a mobilidade articular e a força muscular;
  • diminui o risco de morte prematura;
  • auxilia na manutenção do peso, dos níveis de massa magra e da gordura corporal;
  • reduz os níveis de triglicerídeos, colesterol, glicose, entre outros.

Além desses benefícios, quando você faz atividades físicas, é possível ter mais bem-estar para fazer as tarefas do dia a dia, pois estará mais disposto.

Da mesma forma, é possível aliviar mais a tensão muscular e diminuir as dores no corpo, sejam elas causadas pelo estresse ou pela falta de movimento das articulações.

Para quem está em tratamento psicológico, esses exercícios também são uma ótima opção. Isso porque eles permitem que a pessoa tenha mais prazer pela vida.

Quando você estiver pensando sobre sedentarismo e atividade física, não se esqueça da importância e dos benefícios que esses exercícios trazem para sua saúde.

Assim, será mais fácil começar a se movimentar e ter uma vida mais cheia de energia e disposição, além de poder evitar o aparecimento de doenças como o alzheimer.

Não deixe de seguir as redes sociais da Academia Nad’arte no Facebook e Instagram, para descobrir dicas valiosas que vão ajudá-lo a manter a saúde em dia!

Escrito por Academia Nadarte