Muitas mulheres acreditam que a gestação não combina com exercícios, mas a verdade é que a maioria dos médicos recomenda a prática de atividade física durante a gravidez, principalmente a hidroginástica para gestantes.

Sabemos que as mudanças corporais que acontecem com a mulher durante a gravidez atrapalham a mobilidade, no entanto, os exercícios promovem grandes benefícios tanto para a mamãe quanto para o bebê.

Se você pretende ter uma gestação ativa e saudável, mas está com receio de se machucar ou machucar o bebê durante a prática de exercícios, saiba que existem atividades seguras.

A hidroginástica, por exemplo, é uma das atividades mais recomendadas para as gestantes. Continue a leitura e entenda quais são os benefícios da hidroginástica para gestantes!

1. Melhora o humor

Todos sabem que, por conta da mudança hormonal, o humor da mulher oscila muito durante a gravidez. Crises de choro e momentos de estresse são considerados normais pelos médicos.

As atividades físicas, além de aliviar o estresse, ajudam a controlar as mudanças de humor. Isso acontece porque o nosso corpo libera dois hormônios muito importantes durante a prática de exercícios: a endorfina e a serotonina.

A endorfina é conhecida como o analgésico natural do corpo humano porque é capaz de dar a sensação de bem-estar e tranquilidade. A produção desse hormônio reduz a ansiedade e alivia dores.

Já a serotonina é conhecida como o hormônio da felicidade. Além de ajudar na estabilidade emocional e melhorar o humor, esse hormônio também controla os níveis de colesterol.

2. Ameniza as dores do parto

A hidroginástica para gestante trabalha os músculos mais importantes para a mulher durante o parto, entre eles o períneo e o abdômen. O fortalecimento desses músculos é fundamental para que a mãe tenha um parto mais fácil e menos doloroso.

Os exercícios praticados durante a hidroginástica também ajudam a diminuir as dores nas costas e o inchaço nos pés, problemas que a maioria das gestantes tem, principalmente no final da gestação.

3. Controla o peso

Ganhar peso durante a gravidez é algo totalmente normal, afinal, o seu corpo está gerando outra vida. No entanto, é preciso ter atenção para não ganhar peso de forma excessiva.

Quanto mais a mulher engordar na gestação, mais difícil será emagrecer após o parto. As atividades físicas ajudam a controlar o peso e aceleram o metabolismo, o que ajudará a gestante a voltar ao seu peso normal após o parto.

4. Ajuda na circulação sanguínea

A retenção de líquidos causa o inchaço das pernas e dos pés durante a gravidez. A maioria das gestantes reclama de dor causada pela má circulação sanguínea.

Os movimentos feitos durante a hidroginástica funcionam como uma drenagem linfática natural, pois estimulam a circulação sanguínea e aumentam a oxigenação do sangue.

A força da água também ajuda a sustentar o peso do corpo e diminui a pressão sobre as pernas, por isso a hidroginástica previne a formação de varizes e ajuda a diminuir as dores do inchaço.

5. Melhora na autoestima

Embora seja uma das fases mais belas da vida de uma mãe, a maioria das mulheres sofre muito com baixa autoestima durante a gestação. O aumento do peso, o inchaço e as mudanças na fisionomia são os grandes responsáveis por essa falta de amor-próprio.

Praticar atividades físicas é uma forma de autocuidado. A partir do momento que a mulher começa a dedicar mais tempo para si mesma, ela acaba recuperando parte da sua confiança.

Os benefícios da hidroginástica para gestantes são vários, neste texto citamos apenas os mais relevantes. Portanto, se você está grávida, procure agora mesmo uma academia de confiança para poder começar as suas aulas de hidroginástica.

Gostou das nossas dicas? Está procurando por uma academia de qualidade para praticar natação ou hidroginástica? Então, saiba mais sobre os diferenciais da academia Nad’arte!

Escrito por Academia Nadarte