Após um período de dedicação à atividade física, é comum que o atleta se faça esta pergunta: como saber se o músculo está crescendo?

Respondendo à questão, este conteúdo apresenta as melhores dicas para acompanhar o processo de perder gordura e ganhar massa muscular.

A seguir, você vai saber identificar se o corpo está ficando tonalizado, uma informação essencial para ajustar o seu exercício com a ajuda de um profissional.

Assim você vai se empenhar ainda mais para chegar ao resultado pretendido, sempre visando uma vida leve e saudável.

Continue a leitura e descubra mais sobre o tema!

Tire as medidas

Para saber se o seu treino está tendo o resultado esperado, uma dica é tirar a medida corporal com uma fita métrica.

Ela serve para verificar as mudanças da forma do corpo, especialmente em regiões como as coxas, os quadris, a cintura, as costas e o peitoral.

A ação deve ser realizada a cada semana, verificando se houve algum avanço em relação à meta definida pelo atleta.

Faça exame de bioimpedância

O exame de bioimpedância, realizado com o auxílio de um equipamento elétrico, tem o objetivo de avaliar a composição corporal da pessoa.

A técnica mede a massa magra, a gordura total, a água corporal e outras informações referentes ao estado nutricional do atleta, sendo um importante fator para acompanhar o crescimento muscular.

Ou seja, fornece dados para ajustar o treinamento em casa ou na academia.

Verifique a frequência cardíaca

A frequência cardíaca, também conhecida pela sigla FC, mede o número de vezes por minuto que o coração bombeia sangue para o corpo.

A medida, portanto, serve de parâmetro para quem deseja verificar se o músculo está crescendo, uma vez que aumentar a FC melhora o condicionamento físico e ajuda a queimar aquela gordurinha localizada.

Observe a forma corporal

A maior parte das pessoas começa a fazer exercícios físicos para mudar a aparência.

Assim, é comum que, após as primeiras semanas de treino, você note uma mudança na forma corporal. Isso acontece devido à perda de gordura e ao ganho de massa muscular.

Para comprovar a nova forma do corpo, você pode usar métodos caseiros, como vestir uma roupa que antes não lhe caía bem e tirar fotos diariamente, de preferência, de sunga ou de biquíni, para acompanhar melhor os resultados.

Em todo caso, é comum que, depois de um tempo, os exercícios físicos deixem de dar resultado, principalmente para quem treina em casa.

Por isso, se você pretende potencializar o treino, a dica é investir em uma academia renomada, na qual possa contar com equipamentos de musculação específicos e, claro, ter um acompanhamento profissional para atingir o seu objetivo.

Neste conteúdo, você aprendeu como saber se o músculo está crescendo, realizando o exame de bioimpedância, verificando frequência cardíaca, tirando as medidas e ficando de olho na forma corporal.

Mas, para ter sucesso com o treinamento, o melhor é contar com a ajuda de profissionais em uma academia de musculação.

Quer tonificar o corpo e ganhar resistência física? Entre em contato agora com a Academia Nad’arte e conheça os nossos planos!

Escrito por Academia Nadarte