Bicicleta ergométrica, cadeira ergométrica, esteiras com “ergo” no nome… Afinal, o que tudo isso significa? Se você frequenta a academia há algum tempo, já deve ter percebido que o termo ergometria pode ser encontrado em alguns aparelhos.

É muito comum haver confusão entre os termos ergonomia e ergometria. A ergonomia é a ciência que estuda o posicionamento, ou seja, a postura de uma pessoa enquanto realiza uma certa atividade. Já a ergometria mede a qualidade do trabalho realizado por um corpo durante a prática de atividades físicas.

A ergometria é utilizada nas academias para proporcionar atividades neuromusculares, efetuadas em máquinas específicas (como bicicleta, esteira e elíptico), com fracionamento de carga. Veja a seguir quais são os benefícios de praticar atividades físicas em aparelhos ergométricos.

1. Tonificação dos músculos

Muitas pessoas não gostam de puxar peso e por isso evitam frequentar a academia. Se você é uma dessas pessoas, mas, mesmo assim, quer ter um corpo definido e tonificado, saiba que existe uma solução: os aparelhos ergométricos.

É verdade que a maioria dos aparelhos ergométricos trabalham mais os músculos dos membros inferiores, mas existem algumas variações de exercícios que podem ser feitas na bicicleta e no elíptico, por exemplo, que forçam mais os músculos superiores.

Como dissemos acima, os aparelhos ergométricos contam com fracionamento de carga ou com outras ferramentas que dificultam os exercícios. No caso das esteiras, por exemplo, a plataforma pode ficar mais inclinada. Tudo isso proporciona uma maior tonificação dos músculos.

2. Aumento da queima de calorias

Os aparelhos ergométricos proporcionam uma queima de calorias maior do que os aparelhos comuns. Isso porque a soma da prática de atividades aeróbicas com o uso de cargas intensifica o treino. Dessa forma, o gasto calórico é aumentado.

Com apenas 30 minutos de pedaladas em um ritmo tranquilo em uma bicicleta ergométrica, você consegue queimar cerca de 260 calorias. Já uma aula intensa de spinning pode causar a queima de 570 calorias em uma hora. Em média, uma hora de corrida de baixa intensidade na esteira garante uma queima de 600 calorias, e o mesmo serve para o elíptico.

3. Intensidade ajustável que garante o acompanhamento do progresso

Por último, mas não menos importante, precisamos citar a característica que torna os aparelhos ergométricos tão atrativos e versáteis: eles são totalmente ajustáveis.

Você pode programar a carga, a velocidade, o tempo e até mesmo monitorar seus batimentos cardíacos enquanto pratica seus exercícios. Tudo isso faz com que a maioria das pessoas possam praticar atividades físicas em aparelhos ergométricos, principalmente se tiverem o acompanhamento de um profissional de educação física.

Outra vantagem desses aparelhos é que eles permitem que o usuário tenha um progresso, justamente por possibilitarem o aumento de carga e de velocidade nos exercícios. Assim, você não ficará estagnado após alcançar uma certa resistência.

A maioria dos aparelhos ergométricos causam pouco impacto nas articulações, por isso são recomendados para grande parte das pessoas. No entanto, se você tem algum problema de saúde, consulte o seu médico e o seu educador físico antes de começar os exercícios. Também é por esse motivo que recomendamos que você use os aparelhos em academias, e não em casa, pois assim terá o auxílio de um profissional.

Ficou interessado em começar a se exercitar? Está procurando por uma academia de qualidade, com profissionais experientes? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

Escrito por Academia Nadarte