Quem sofre de fibromialgia — síndrome que provoca dores no corpo, além de outros sintomas —, vive buscando estratégias para aliviar essas sensações, já que o problema não tem cura. Uma dessas possibilidades são os exercícios de musculação para fibromialgia, que combatem dores, fadiga, mal-estar do sono e muito mais.

Neste texto, vamos explicar como esse treino atua para atenuar a doença e quais práticas são eficientes no tratamento.

Se você sofre com a fibromialgia, continue a leitura, coloque em prática as nossas dicas e tenha mais qualidade de vida! 

1. Rolling back

A fibromialgia é uma síndrome de dor crônica que afeta o corpo todo de quem tem o problema, com dores musculares e nas articulações.

Neste sentido, a musculação é importante porque ajuda a fortalecer os músculos, manter a massa óssea e reduzir o estresse, o que reduz os sintomas da doença.

Um exercício eficaz para o problema é o rolling back, ou “rolando para trás”: o praticante se senta no chão, prende as mãos nos tornozelos — formando uma bola —, gira para trás e tenta voltar para frente.

A prática traz alívio para a coluna e fortalece outras estruturas que são movimentadas na hora de rolar para frente e para trás. Além disso, é um exercício seguro porque usa a carga do corpo do próprio praticante.

2. Stretches front

Já no stretches front, o objetivo é mobilizar a coluna e estimular uma boa postura. Ela é feita de pé, com o uso de uma base para apoio.

O praticante vai esticar uma das pernas sobre a base e, na sequência, levar as mãos de encontro ao pé levantado para alongar braços, perna e coluna. A perna que fica no chão deve se manter esticada.

Após o alongamento das vértebras e da extensão de todos os membros, o praticante deve fazer a troca e alongar o outro lado do corpo. 

3. Breathing

O breathing fortalece os músculos do abdômen e glúteos, e mobiliza a coluna. O praticante deita de costas, com os braços esticados e as pernas dobradas, elevando o quadril em uma sequência de 10 a 12 repetições.

Outra dinâmica importante para quem sofre de fibromialgia é realizar exercícios aeróbicos após cada sessão de musculação.

Eles são importantes porque aumentam a oxigenação muscular e ajudam a recuperar as fibras que foram exercitadas durante o treino com carga. Vale usar esteira, bicicleta ergométrica ou elíptico.

Como vimos, a prática de exercícios de musculação para fibromialgia é uma importante ferramenta para diminuir as dores e os demais sintomas da doença, como fadiga, cansaço e alterações no sono.

Eles fortalecem a musculatura, promovem a renovação celular e a manutenção da massa muscular.

No entanto, é importante que sejam feitos dentro de uma academia preparada e com profissionais capazes de orientar as práticas sem agravar o problema.

Agora que você já sabe mais sobre os exercícios de musculação que aliviam as dores da fibromialgia, aproveite para assinar a nossa newsletter e fique por dentro desses e de outros assuntos!

Escrito por Academia Nadarte