Perder e ganhar peso de maneira rápida é um grande desafio para quem precisa equilibrar a alimentação e fazer uma reeducação alimentar. Logo, muitos têm dúvidas de como evitar o efeito sanfona, que prejudica bastante o sucesso de qualquer dieta.

Esse processo ocorre quando uma pessoa perde uma grande quantidade de peso e depois não consegue mantê-lo, o que provoca o ganho dos quilinhos a mais.

De maneira geral, o efeito se dá quando há uma restrição alimentar muito radical ou quando existe uma mudança na dieta sem planejamento.

Quanto mais demorada a estabilização do peso, mais o metabolismo sofre com as consequências.

Se quer conhecer algumas dicas de como evitar o efeito sanfona, não perca o nosso post. Boa leitura!

1. Evite dietas restritivas

Perder peso de maneira rápida é muito prejudicial para o corpo. Isso porque, não é apenas a gordura que é eliminada, mas também líquidos e músculos.

Além disso, a pessoa corre o risco de engordar novamente, o que provoca o efeito sanfona. Uma das causas desse problema é a adoção de dietas restritivas no dia a dia, como aquelas que excluem proteínas ou gorduras da alimentação.

Apesar de levarem à perda de peso rápida, isso não ocorre de modo saudável e, em vez de eliminar gordura, o que se percebe é a perda de massa muscular.

Por isso, é essencial consultar um nutricionista para que ele indique uma alimentação equilibrada para você.

2. Não corte os carboidratos da dieta de uma vez

Adotar uma dieta sem carboidratos é muito prejudicial para o corpo, já que, além de causar o efeito sanfona, também reduz o consumo de fibras, minerais e vitaminas.

Portanto, esse grupo alimentar é fundamental para quem deseja ter uma alimentação saudável, pois ele mantém o organismo sempre abastecido e, por consequência, você não sentirá fome.

Nesse caso, o ideal é dar preferência para os carboidratos de baixo índice glicêmico, como pão integral, legumes, grãos, castanhas etc.

3. Pratique atividades físicas para evitar o efeito sanfona

Além de queimar gordura e acelerar o metabolismo, a prática de exercícios físicos regulares contribui para a firmeza dos músculos, auxiliando na prevenção da flacidez.

Assim, pratique cerca de 30 minutos por dia, pois esse tempo já consegue beneficiar as funções do seu corpo e prevenir o efeito sanfona.

Seja em casa, seja na academia, a prática melhora a qualidade de vida e elimina calorias, tornando o organismo mais saudável e evitando o sedentarismo.

4. Consuma mais frutas

As frutas, como maçã, banana, mamão, goiaba e abacate são ricas em açúcar e fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino e promovem a saciedade.

Você pode incluí-las no intervalo entre as refeições ou comê-las como sobremesas para diminuir a vontade por doces.

Além disso, elas são responsáveis pela aceleração do metabolismo, o que ajuda a perder peso de maneira saudável.

Viu só como é possível evitar o efeito sanfona ao adotar algumas mudanças no dia a dia? Para isso, pratique atividades físicas regularmente e mantenha uma alimentação saudável e equilibrada.

Lembre-se que para ter o peso ideal é essencial comer de maneira consciente e incluir todos os grupos alimentares em sua dieta!

Gostou do post e quer complementar a sua leitura? Então, conheça 3 apps para contar calorias e manter o peso!

Escrito por Academia Nadarte