Você já parou para pensar como as estações do ano e o clima influenciam na forma como nos alimentamos?

Não estamos falando sobre como nossos pratos mudam pela facilidade ou dificuldade de encontrar certos alimentos em determinadas épocas do ano.

No Brasil, costumamos comer muitas frutas, legumes e carboidratos, mas a dieta dos alemães se baseia em carnes gordurosas, conservas e pães. Tudo isso acontece graças a mudança de clima.

A seguir, explicaremos qual é a relação das estações do ano com a forma como comemos. Além disso, falaremos mais sobre as diferenças entre a alimentação no verão e no inverno.

Quer saber mais? Acompanhe a leitura!

Como o clima influencia na nossa alimentação?

As estações do ano, principalmente aquelas com climas mais marcantes — como inverno e verão —, influenciam diretamente no nosso apetite.

Você já deve ter percebido que, durante o verão, consumimos mais frutas, fazemos menos refeições ao longo do dia e as porções costumam ser menores. Parece até que a nossa fome diminui quando está muito quente.

No inverno, por outro lado, fazemos mais lanchinhos durante o dia e “beliscamos” o tempo todo. Além disso, o consumo de massas, caldos e alimentos mais gordurosos aumenta.

Não é à toa que muitas pessoas engordam durante os dias frios. Essas mudanças que ocorrem na forma como encaramos a comida em diferentes climas é um mecanismo de defesa do nosso organismo.

Durante o inverno, nosso corpo queima calorias para não deixar a temperatura cair. Por isso, sentimos a necessidade de comer mais.

Já no calor, perdemos muito líquido por meio da transpiração, e sentimos mais vontade de comer alimentos refrescantes e ricos em água.

Como manter uma boa alimentação no verão?

Acreditamos que a maioria das pessoas já devem saber o básico sobre a alimentação no verão: comer bastante frutas, verduras e legumes, e manter-se sempre hidratado.

Mas o que mais pode ser feito durante o verão para ter uma alimentação mais saudável? Primeiro, reduza o consumo de sal e açúcar.

Como perdemos muito líquido por meio da transpiração durante o calor, o nosso corpo aumenta a retenção de líquidos, o que nos deixa mais inchados.

Outro cuidado que é preciso ter em climas quentes é com a intoxicação alimentar. O calor é responsável por apodrecer mais rápido os alimentos, por isso, o número de contaminação aumenta tanto.

No verão, jamais esqueça os alimentos fora da geladeira e trate de lavá-los muito bem.

Por último, mas não menos importante, opte por refeições leves e por porções menores, para que você não se sinta indisposto durante o dia.

O calor já colabora para deixar o nosso corpo cansado e pesado, portanto, não abuse dos alimentos gordurosos.

Quais cuidados são necessários com a alimentação no inverno?

Durante o inverno, é natural sentir menos vontade de beber água, no entanto, isso não significa que o seu corpo precise menos dela.

A melhor maneira de se hidratar e se manter aquecido durante o inverno é tomando chás — mas tenha cuidado com a quantidade de açúcar.

Como dissemos, nosso corpo tem a necessidade de consumir mais gorduras no frio. Ao invés de se afundar nos doces e embutidos, prefira alimentos ricos em gorduras boas, como nozes, castanhas e amêndoas.

Para aumentar o consumo de verduras e legumes em dias frios, aposte em outras formas de preparo. Muitos legumes podem ser incorporados em caldos, assados e refogados.

Readequar a sua alimentação no verão e no inverno é essencial para manter uma vida mais saudável e evitar deslizes.

Se você seguir todas as nossas dicas, temos certeza de que se manterá saudável e ativo durante todas as estações do ano.

Gostou deste artigo? Quer ler mais artigos com dicas para uma vida mais saudável? Então, aproveite a visita e conheça a importância da hidratação!

Escrito por Academia Nadarte