alimentos termogênicos

Manter dieta e treino regular é uma tarefa difícil, principalmente quando os resultados e metas esperados não aparecem.

Às vezes é necessário um reforço, e é exatamente esse papel que os alimentos termogênicos desempenham.

Se deseja mudar a estratégia e investir em aliados para a queima calórica, confira, a seguir, os benefícios dessa categoria de alimentos e saiba como eles podem ser funcionais para a boa forma e saúde.

O que são alimentos termogênicos?

Os alimentos termogênicos possuem propriedades que impulsionam a termogênese corporal, ou seja, aumentam a temperatura, o que induz ao melhor funcionamento metabólico, faz o corpo queimar mais gorduras, utilizando-as como fonte de energia, e ainda inibe o apetite.

A ingestão deles faz o corpo gastar energia para digeri-los; dessa forma, acelera o metabolismo e usa a gordura para suprir a necessidade metabólica aumentada.

O melhor é que há uma ampla gama de opções para os alimentos termogênicos marcarem presença no menu de sua dieta. 

Assim, basta escolher aqueles que agradam o seu paladar e combiná-los para queimar mais calorias.

Benefícios ao organismo

Resistência física

A utilização das gorduras como fonte de energia possibilita que você tenha mais disposição, o que leva a um melhor desempenho e resistência física durante seus treinos.

A queima de mais calorias também pode ser obtida a partir do melhor rendimento nas atividades físicas e de seu cotidiano, quando praticar levantamento de cargas maiores, intensificando os exercícios aeróbicos, ou inserindo hábitos saudáveis, como subir escadas, andar mais a pé, etc.

Circulação sanguínea

Os alimentos termogênicos podem contribuir para o equilíbrio e glicose na corrente sanguínea, além de, através do aumento da temperatura corporal, favorecer o transporte de oxigênio e funcionamento geral dos órgãos e organismo como um todo. 

Prevenção de gases

O gengibre, por exemplo, é um dos principais alimentos termogênicos convenientes para a prevenção de gases e desconfortos abdominais.

Digestão

Eles podem acelerar o funcionamento do trânsito intestinal, permitindo uma digestão eficiente, devido à presença de fibras insolúveis em muitos dos alimentos termogênicos.

Dica

Além dos alimentos termogênicos, a água gelada pode ser uma aliada para acelerar o funcionamento de seu metabolismo.

O ideal é ingeri-la em temperatura baixa, pois, dessa forma, seu organismo gastará energia para adequá-la à sua temperatura corporal.

Se beber pelo menos 8 copos de água por dia, poderá queimar até 200 calorias a mais e manterá o corpo hidratado, o que é favorável também à eliminação de toxinas indesejáveis em sua dieta.

Suplementos

É válido saber que há também suplementos termogênicos, e eles prometem efeito similar aos alimentos.

Os estimulantes mais comuns em suas composições são a cafeína ou o guaraná, e a ingestão é indicada para ser realizada de 60 a 30 minutos antes dos treinos.

Cuidados

Os alimentos termogênicos devem ser consumidos com moderação por quem sofre com pressão alta ou desequilíbrios no sistema cardiovascular.

As porções devem ser adequadas às necessidades pessoais; por isso, antes de investir nesse reforço metabólico, busque avaliação e acompanhamento médico, para preservar sua saúde e ter resultados efetivos.

Se sentir dores no peito, arritmias, formigamentos ou quaisquer reações indevidas, interrompa o investimento nesses alimentos e esclareça as dúvidas e sintomas com profissionais qualificados.

Combinação saudável

Seguir uma dieta rica em alimentos termogênicos pode ser uma estratégia muito conveniente para a perda de peso, mas devemos admitir que eles não podem oferecer resultados efetivos caso não haja prática de hábitos saudáveis e alimentação equilibrada.

Mudar o corpo requer disciplina. Portanto, invista em uma combinação de escolhas saudáveis e mude o estilo de vida, pois, dessa forma, perderá peso e manterá a boa forma.

Gostou de saber mais sobre os benefícios? Aproveite e confira 5 opções de alimentos termogênicos que podem ajudar a acelerar o seu metabolismo.

Escrito por Academia Nadarte