Você conhece a importância do alongamento de membros inferiores? De modo geral, ele reduz a tensão, previne desgastes musculares, melhora a circulação e o equilíbrio do corpo.

Ao incorporar a prática em sua rotina, é possível garantir mais flexibilidade, diminuindo a chance de sofrer lesões.

Alguns exercícios que alongam os membros inferiores podem ser uma excelente maneira de trabalhar a mente e o corpo com técnicas para fortalecer e relaxar os músculos.

E aí, tem interesse em saber quais são os principais exercícios de alongamento de membros inferiores? Fique com a gente e continue a leitura!

1. Alongamento da panturrilha

A musculatura da panturrilha é utilizada a todo momento quando pedalamos, nadamos, corremos ou caminhamos.

Além de ativar a circulação do sangue, o alongamento dessa região permite aliviar as dores, preservar o equilíbrio, melhorar a flexibilidade e prevenir lesões.

Para alongar a panturrilha, existem diversos tipos de exercícios. Um deles consiste em ficar de pé e esticar uma das pernas para frente, mantendo somente o calcanhar no chão.

Depois, é necessário tentar tocar, com as mãos, a ponta do pé. Fique nessa posição por cerca de 50 segundos e repita o alongamento na outra perna.

2. Alongamento do tornozelo

Os tornozelos são essenciais para a sustentação e o movimento do corpo. Mantê-los saudáveis é de suma importância para evitar lesões e você deve alongá-los diariamente.

Para isso, deite-se de costas no chão com os joelhos dobrados e os pés retos e apoiados no chão.

O próximo passo é tentar elevar uma das pernas, estendendo-a em direção ao seu tronco até sentir o alongamento na parte posterior.

Flexione e aponte o pé para cima e faça giros com o tornozelo quatro vezes em cada direção — cima, baixo, direita e esquerda.

Abaixe a perna e retorne à posição original, repetindo o movimento com a outra perna.

3. Alongamento para quadríceps

Depois e antes de uma corrida, esse alongamento auxilia a manter e ganhar flexibilidade nos quadríceps.

O exercício também é uma boa alternativa para gestantes e pessoas idosas, que podem usar um travesseiro ou uma almofada macia embaixo do joelho para ficar mais confortável.

Para praticá-lo, ajoelhe-se com o joelho esquerdo, curve a pélvis para dentro e coloque a outra perna para trás, com o joelho encostado no chão.

É importante manter os ombros e o peito eretos, nivelar a região da lombar e flexionar o tronco para frente do quadril para alongar o quadríceps.

Faça o mesmo movimento com o joelho esquerdo.

4. Alongamento para músculos posteriores da coxa

O alongamento de perna deitado é bastante eficaz e confortável para posteriores da coxa. Nesse caso, deite-se no chão de barriga para cima, com as pernas juntas e esticadas.

Depois, é necessário flexionar uma das pernas e puxá-la para perto do tronco, mantendo-se nessa posição por cerca de 50 segundos. Repita o movimento com a outra perna.

Agora que você já conhece os principais exercícios de alongamento de membros inferiores, saiba que é fundamental realizar essas atividades diariamente.

Com isso, é possível evitar lesões, ganhar mais elasticidade e agilidade, além de aliviar as tensões na musculatura e nas articulações.

Gostou do post e quer complementar a sua leitura? Então, conheça dicas de treino para resistência muscular localizada.

Para ficar por dentro do universo de saúde e bem-estar, acesse o nosso blog!

Escrito por Academia Nadarte