ansiedade

É interessante saber como os exercícios físicos podem te ajudar a controlar a ansiedade. Sabemos que o estilo de vida moderno e o dia a dia atribulado dos grandes centros urbanos não costuma fazer muito bem para a saúde física e mental das pessoas.

Incluir atividades prazerosas na nossa rotina faz com que a gente recupere melhor o nosso organismo e também nos permite ter menos chances de desenvolver alguns problemas, como o estresse e a pressão alta.

Confira o conteúdo a seguir e descubra o que você pode fazer para ficar mais tranquilo naturalmente:

Natação

A maioria das pessoas experimenta uma sensação de calma e prazer quando estão na água e isso, por si só, já seria suficiente para colocar a natação entre os exercícios físicos que podem te ajudar a controlar a ansiedade. No entanto, os benefícios não param por aí e são ainda maiores.

Esse tipo de atividade é aeróbica e ajuda a melhorar a saúde cardiovascular, garantindo coração e vasos mais fortes e resistentes. Ela também desenvolve a capacidade respiratória, o que pode ser perfeito para quem está incomodado com a poluição das grandes cidades. Além disso, dar umas braçadas ajuda a esfriar a cabeça e relaxar na hora de dormir.

Artes marciais

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, as artes marciais também estão entre os exercícios físicos que podem ajudar a controlar a ansiedade. Isso se deve não apenas ao gasto calórico e ao esforço feito com os movimentos da luta, mas também por meio da filosofia que várias modalidades ensinam aos praticantes.

É uma forma interessante de treinar ao mesmo tempo a força dos mais diversos grupos musculares quanto a parte cardíaca. As lutas também costumam trabalhar e desenvolver a flexibilidade e a resistência do corpo e mente, além de contribuírem para a autoconfiança e o autocontrole.

Corrida

A corrida pode ser essencial para controlar a ansiedade. Especialistas apontam que as atividades aeróbicas moderadas são excelentes para isso, mas há também um fator social importante, pois essa é uma atividade que pode ser feita em grupos, o que ajuda a fazer amigos e a despertar interesses em comum.

O ideal é que a frequência cardíaca oscile entre 60% e 80% da sua capacidade máxima, pois essa é uma faixa que gera um conforto para o praticante e estimular a produção de endorfinas, que são substâncias naturais que nosso organismo produzir quando saímos do sedentarismo e começamos a nos movimentar.

Exercícios funcionais

Por fim, não dá para falar em exercícios físicos que podem te ajudar a controlar a ansiedade sem citar os exercícios funcionais. Essa modalidade está na moda e consiste em um programa que treina seus músculos de forma completa e auxilia a fazer atividades diárias de maneira segura e mais eficiente.

O sistema simula os movimentos comuns que você faria naturalmente em casa, no trabalho ou até mesmo nos esportes. Você vai gastar muita energia e também terá um excelente senso de progresso, pois a melhoria é rápida e visível.

Viu como os exercícios físicos podem te ajudar a controlar a ansiedade? Gostou do conteúdo? Então, confira também nosso outro artigo sobre os 3 pilares da qualidade de vida que você precisa conhecer.

Academia Nadarte
Escrito por Academia Nadarte