disciplina para fazer dieta

Nem sempre conseguimos manter a disciplina para fazer dieta e acabamos por desistir no meio do caminho, não é mesmo? Quem pretende chegar a um peso ideal ou conquistar uma boa quantidade de massa muscular sabe que aliar uma rotina de exercícios físicos a uma dieta saudável é fundamental. 

Pensando nisso, mostraremos aqui algumas dicas para manter o foco na dieta e conquistar seus objetivos. Após a leitura, você verá que o corpo que você sonha em ter está mais perto do que você imagina!

Crie uma rotina

Para que algum hábito se torne rotina, você precisa repeti-lo por aproximadamente 18 dias seguidos, por volta do mesmo horário. O mesmo pensamento vale para quando o assunto é fazer da alimentação saudável uma prática diária.

Por isso, junto a um profissional, trace uma rotina de acordo com os seus objetivos, e reserve determinados momentos do dia para se alimentar e se exercitar. Lembre-se de planejar seus horários gradativamente, e modificá-los após determinado período de tempo: desse modo, você se mantém sempre motivada e não desiste.

Não coma por associação

Muitas vezes, fazemos certas coisas sem percebermos, como comer sem estar com fome. O que acontece é que, em certas ocasiões, comemos por associação e condicionamento. Um bom exemplo é quando você já está alimentada mas, ao passar pela vitrine de uma sorveteria ou padaria, acaba comprando aquele sorvete e aquele bolo com cobertura de chocolate.

Por isso, o ideal é que, antes de ingerir qualquer alimento, você avalie se ele é realmente necessário para o seu corpo ou se é um excesso, podendo ser evitado.

Cozinhe no final de semana e congele as refeições

A correria do dia a dia e a falta de tempo geralmente fazem com que nós nos alimentemos de maneira incorreta, optando por alimentos processados e fast foods, já que eles são sinônimos de praticidade.

Porém, para evitar que isso se torne um círculo vicioso, uma dica é cozinhar as refeições de toda a semana e congelá-las. Isso torna tudo mais fácil, rápido e prático, pois você poderá levar as pequenas porções para onde for e só terá o trabalho de aquecê-las.

Invista em lanches saudáveis

Sabe aquele intervalo entre uma aula e outra ou aquela reunião do trabalho em que sempre temos vontade de comer algo? Pois bem, nesse momento, é muito importante que você invista em lanchinhos mais saudáveis.

Muitas vezes, nos pegamos comendo biscoitos altamente calóricos, sanduíches com altos teores de gordura e ingerindo bebidas muito açucaradas. Tente substituí-los por opções como uma fruta, um sanduíche natural, algumas castanhas, um iogurte ou uma barrinha proteica. Você se sentirá saciada e terá um break muito mais equilibrado.

Não se prive demais

Seguir uma dieta não é tarefa fácil, e simplesmente cortar tudo o que você mais gosta favorecerá o desenvolvimento de um quadro de estresse e desmotivação. Portanto, não se prive dos seus pratos favoritos.

Você não precisa sair comendo tudo o que vê pela frente, mas também não precisa cortar tudo. A chave para ter mais disciplina para fazer dieta é buscar o equilíbrio. Regule as porções, tente restringir a frequência desses pratos e busque sempre alternativas mais saudáveis a esses alimentos.

Seja persistente

Atingir seus objetivos requer tempo e paciência. É importante ter em mente que os resultados não aparecem do dia para a noite. Tente enxergar tudo a longo prazo e se conscientizar de que uma dieta não é algo sazonal, mas sim o início de um novo estilo de vida. Portanto, seja persistente!

Ter disciplina para fazer dieta não só resultará em um corpo bonito e bem torneado, mas também em muito mais saúde e disposição para as tarefas diárias. Esperamos que essas dicas te motivem a deixar as desculpas de lado e buscar o bom equilíbrio entre suas refeições e o seu corpo.

Se você gostou do nosso post, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais! Dessa forma, você pode conseguir alguns aliados para essa jornada rumo à qualidade de vida.

Escrito por Academia Nadarte