treino de abdômen

O treino de abdômen é motivo de debate para muitas pessoas: algumas afirmam que é possível treinar esses músculos todos os dias, já outras afirmam que o ideal é treinar essa musculatura de duas a três vezes por semana.

Hoje nós tentaremos dar um breve fim a esse debate expondo argumentos de ambos os lados. Ao final desse post, você saberá qual é a melhor opção para você!

Pronto para saber mais sobre o assunto? Continue a sua leitura!

Qual é o seu objetivo?

Antes de falar sobre a frequência de treinamento, é preciso saber seu objetivo com o treino de abdômen.

Você deseja ter uma barriga chapada e com o “tanquinho” delineado ou você procura por um abdômen mais forte e mais desenvolvido, com “gomos” mais profundos?

Fora isso, qual a sua atividade de escolha?

Você pratica musculação durante a semana ou realiza outra atividade como o treinamento funcional?

Todas essas informações são importantes.

No treinamento com pesos o objetivo principal é a hipertrofia muscular, enquanto no treinamento funcional (ou em outras atividades) o objetivo é a resistência e a performance atlética.

Ambas as atividades conseguem trazer resultados expressivos para sua estética e para sua saúde.

Mas, existem diferenças com relação às adaptações fisiológicas do seu corpo em decorrência da variedade de estímulo que é aplicada no seu abdômen.

Para simplificar, isso quer dizer que cada exercício físico traz uma resposta diferente.

E o seu treinamento deve não só estar focado nos seus objetivos como também deve estar pautado na sua rotina de treinamento, seja ela qual for.

Frequência de treinos

O abdômen é uma das musculaturas mais fortes do seu corpo. Ele tem um importante papel estrutural e ele é o responsável por estabilizar todo o seu tronco nas suas atividades diárias.

Toda vez que você caminha, se levanta, rotaciona o seu tronco ou até mesmo fica em pé, o seu abdômen está trabalhando duro para manter você com uma boa postura.

Inclusive, até a sua respiração é auxiliada por esse importante grupo muscular.

Com essa frequente atividade, essa é uma das áreas de mais rápida recuperação do seu corpo. Ela aguenta altas cargas e um treinamento muito intenso.

Entretanto, sua musculatura é como qualquer outra e precisa de descanso para se recuperar, e é aqui que o debate toma conta.

No treinamento resistido (musculação), normalmente nós estamos implicando que há a utilização de uma carga (peso) para que o processo de hipertrofia (aumento de massa muscular) aconteça.

O rompimento de fibras musculares é o objetivo principal, e quando ele é atingido o corpo precisa de tempo para realizar todo o processo de recuperação muscular que tende a ser maior para esse caso.

Para quem está treinando dessa forma, o ideal é que o treino tenha uma frequência máxima de três vezes na semana.

Isso evitará o overtraining e também garantirá que você consiga desempenhar todos os outros exercícios do seu treinamento.

Metodologia e resultado

As pessoas que optam por essa metodologia estão em busca dos melhores resultados estéticos, já que os gomos ficam mais evidenciados conforme o avanço do treinamento.

Agora, quando falamos de outras atividades, há a possibilidade de uma maior frequência semanal.

É possível, por exemplo, incluir o pilates e o treinamento funcional na mesma rotina, mesmo as duas atividades focando extensivamente no fortalecimento dessa região.

O que acontece é que o uso da carga é tão baixo que o corpo consegue se recuperar rapidamente.

O seu abdômen já é utilizado durante todo dia e o estímulo não é tão intenso a ponto de provocar uma resposta fisiológica tão alta.

Apesar disso, informamos que é preciso cautela e é preciso acompanhamento profissional para que você saiba qual é a melhor opção para o seu caso.

Uma boa frequência deve levar em conta os fatores individuais do seu organismo, em vez de simplesmente se pautar em uma abordagem generalizada.

Esse foi o nosso post de hoje sobre o treino de abdômen! Gostou do conteúdo?

Compartilhe a nossa página no Facebook para ter acesso a mais materiais como esse!

Escrito por Academia Nadarte