benefícios do pilates

Investir em uma rotina mais ativa é a forma mais segura de obter uma melhor qualidade de vida e bem-estar. As aulas podem impactar significativamente na sua qualidade de vida, e os benefícios do pilates podem atingir cada atitude e compromisso de seu dia a dia.

A proposta dos exercícios não apenas se destaca pelos efeitos positivos para a boa forma, mas também para a mente, o que atrai ainda mais alunos para as turmas. 

Quer saber um pouco mais sobre a contribuição do pilates para sua vida? Confira tudo, a seguir!

O que é?

O pilates é uma metodologia de exercício que oferece benefícios não só ao corpo, mas também à mente. A proposta é realizar as atividades sobre uma esteira ou com o auxílio de diferentes equipamentos.

Os instrutores propõem exercícios que exercitam a qualidade da respiração, expiração e ritmo, o que possibilita maior controle emocional, segurança e, inclusive, melhora da autoestima.

Por isso, os benefícios do pilates se estendem ao posicionamento e rendimento tanto na vida pessoal, como profissional ou até mesmo acadêmica.

Não importa a faixa etária ou a condição física, o pilates pode ser uma opção para toda a família.

Se você possuir permissão para praticar algum esporte, escolher o pilates possibilitará que você se sinta melhor, notando uma melhor consciência corporal, flexibilidade, agilidade e correção de postura.

Esse último benefício é muito conveniente para quem sofre com aqueles desconfortos e dores nas costas.

Os principais benefícios do pilates

1. Flexibilidade

Os movimentos do pilates são realizados a partir de um centro de força, o que favorece alongamentos de todas as articulações de seu corpo.

A prática desses alongamentos permite que os alunos obtenham maior amplitude de movimento e relaxamento de locais tensionados.

2. Respiração

Os benefícios do pilates para a respiração são obtidos devido à necessidade de estar sempre sincronizada com a realização dos movimentos a serem feitos.

A prática varia de acordo com os músculos a serem trabalhados.

O mais comum é inspirar ao se preparar para o início do movimento, expirando, lentamente, enquanto ele é realizado.

A correção da respiração também é um dos meios para garantir os efeitos positivos do pilates para o lado emocional.

3. Postura

A atividade contribui para o realinhamento postural, já que permite correção e estabilização da coluna vertebral e tonificação de grupos musculares.

Esse fortalecimento favorece o equilíbrio do corpo, em relação à gravidade, estendendo para diferentes momentos de seu dia a dia.

4. Concentração

O objetivo do pilates é exercitar o máximo da concentração no movimento.

Para isso, é importante que o aluno esteja focado nas instruções, garantindo que as atividades sejam realizadas com o máximo de eficácia.

Essa dedicação exclusiva para cumprir todas as instruções favorece a aptidão para que os alunos se concentrem nas atividades realizadas em cada momento, tanto nas academias como no trabalho ou nos estudos.

5. Fluidez

Os movimentos propostos são implementados de acordo com a aptidão física de cada turma ou aluno.

O objetivo sempre é a evolução corporal. Portanto, com a prática regular, será notável a maior fluidez e controle de movimentos, tanto nos propostos quanto nos feitos cotidianamente.

6. Sono

Uma noite mal dormida pode reduzir o rendimento nas atividades diárias e induzir a diferentes consequências à saúde.

Por isso, é importante destacar que os benefícios do pilates podem se estender para melhorar a qualidade de seu sono.

Os efeitos positivos à mente permitem ter uma noite de sono tranquila, com maior consciência corporal e, ainda, reduzindo sintomas como ansiedade e estresse.

Proveito no cotidiano

Se você busca melhora em sua saúde física e mental, reflita sobre os benefícios do pilates e faça uma aula experimental.

Você poderá mudar todo seu rendimento físico e intelectual, melhorar seu estilo de vida e ter muito mais disposição para sua rotina diária.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os benefícios do pilates? Então, assine nossa Newsletter e receba todas as novidades sobre saúde, alimentação, exercícios e muito mais!

Escrito por Academia Nadarte