treino de calistenia

O treino de calistenia é uma inovação do mundo fitness e vem ganhando muitos adeptos.

Esse tipo de treinamento visa o emagrecimento, a tonificação muscular e o fortalecimento da musculatura. Além de ser um esporte, é também um tipo de atividade física funcional.

Nele, o atleta utiliza o peso do próprio corpo para realizar os exercícios, simulando movimentos do dia a dia.

Por isso, ele é apresentado como um esporte completo e pautado em princípios como a seleção de exercícios, precisão da prática e totalidade no trabalho corporal.

Ficou curioso para saber um pouco mais sobre o treino de calistenia e todos os benefícios que ele pode trazer para você?

Então, continue a leitura e confira!

Como funciona o treino de calistenia?

No treino de calistenia, o praticante não utiliza aparelhos.

Isso porque os exercícios visam o desenvolvimento muscular e emagrecimento por atividades utilizando o peso do corpo.

Os alunos são orientados por um professor a repetirem ações em aparelhos livres ou sem qualquer aparelho — como abdominais, flexões e burpees.

Como na musculação, é possível que o atleta de calistenia trabalhe todos os grupos musculares ou que foque o seu treino em um específico, como o das pernas.

Os resultados de emagrecimento, tonificação e ganho de massa muscular para os adeptos do esporte são rápidos. Além disso, a agilidade e flexibilidade são potencializadas.

Quais as vantagens do treino de calistenia?

Outro ponto importante está relacionado aos benefícios que o treino pode trazer para o seu praticante.

Os ganhos são vários, e, dentre eles, podemos citar:

  • ganho de massa muscular;
  • tonificação dos músculos;
  • emagrecimento;
  • definição;
  • maior controle sobre o corpo;
  • melhora da frequência cardíaca.

Além dos resultados relacionados ao corpo, a calistenia também se destaca por poder ser praticada em áreas livres. Inclusive, suas atividades podem ser desenvolvidas até nas viagens em que você está longe da academia.

Quais são os resultados esperados com o treino de calistenia?

Um praticante da calistenia poderá verificar, primeiramente, que o seu condicionamento físico sofrerá uma significativa melhora.

Durante a prática, o metabolismo é acelerado, favorecendo o emagrecimento e ganho de massa magra — se associado a uma alimentação adequada.

Se você deseja resultados significativos e quer ficar com o corpo dos seus sonhos, alie a musculação à calistenia. Haverá hipertrofia, definição muscular, condicionamento e um “shape” admirável!

Como praticar o treino de calistenia na academia?

A seguir, daremos algumas dicas para você caprichar no treino de calistenia dentro da academia e conquistar resultados sem lesões!

Determine uma sequência de exercícios

Antes de iniciar o seu treino, peça ao personal da academia para montar uma ficha com a sequência dos exercícios que deve realizar.

Dessa forma, você potencializa os seus resultados e não corre o risco de sobrecarregar nenhum grupo muscular.

Comece pelo básico

Não desanime se, no começo, você não conseguir fazer todos aqueles exercícios que atletas mais experientes fazem. Comece do princípio, fazendo sequências mais fáceis.

Em pouco tempo, com a ajuda do profissional da academia, você terá desenvoltura em práticas mais avançadas e difíceis.

Respeite os limites do corpo

Como qualquer treino, a calistenia exige muito do nosso corpo. Por isso, respeitar os seus limites é essencial!

Ao sentir algum tipo de desconforto, pare imediatamente. Assim, você evita lesões e pode avançar no seu treino com segurança.

Como vimos, o treino de calistenia é uma grande tendência do mundo fitness por ser um exercício completo, que trabalha vários grupos musculares e ocasiona inúmeros benefícios.

Assegure-se de realizar o treino de calistenia em academias que contam com profissionais experiente e competentes. Assim, você prioriza a técnica, evita lesões e otimiza resultados.

Se você gostou deste post e ficou interessado em praticar o treino de calistenia, entre em contato conosco. Teremos prazer em ajudá-lo a desenvolver o seu corpo e ter uma vida mais saudável!

Escrito por Academia Nadarte