Nos últimos anos, muito tem se falado sobre os benefícios da vitamina C para fins estéticos.

Entretanto, nem todo mundo sabe que essa vitamina, além de deixar a pele mais bonita, também pode ajudar muito no nosso desempenho dentro da academia.

Os macronutrientes são muito importantes para quem treina, no entanto, as vitaminas e os minerais também têm funções essenciais dentro do nosso organismo.

Uma das vitaminas que mais influencia na construção de músculos é a famosa vitamina C. Inclusive, muitos amantes de academia aderiram à suplementação da vitamina.

Ainda assim, existe alguns questionamentos sobre tomar a vitamina C antes ou depois do treino. Se você também tem essa dúvida, continue com a leitura deste post!

Quais são os benefícios da vitamina C para quem treina?

A vitamina C desempenha várias funções importantes no nosso organismo, mas a sua fama está ligada ao seu grande efeito antioxidante.

Essa substância orgânica é capaz de promover a eliminação de radicais livres — grandes causadores do envelhecimento —, que têm a sua produção pelo corpo humano aumentada em momentos de tensão ou estresse.

Como a prática de exercícios físicos intensos exige muito do nosso organismo, a produção desses radicais aumenta consideravelmente.

Portanto, as reações metabólicas que acontecem durante a prática de exercícios físicos podem aumentar a suscetibilidade a algumas doenças inflamatórias.

Além de melhorar a nossa imunidade, ela intensifica a absorção de ferro pelo nosso organismo, combate o estresse, reduz as dores musculares causada pelos exercícios e está presente na síntese do colágeno.

É melhor tomar antes ou depois do treino?

Como a vitamina C é facilmente absorvida pelo nosso organismo, o ideal é que ela seja ingerida no início do dia ou no horário mais próximo do seu treino.

Caso queira, tome o seu suplemento de vitamina C logo de manhã. Para equilibrar os níveis da vitamina no seu organismo ao longo do dia, inclua também as principais fontes naturais, que são as frutas.

Essa é uma boa maneira de suprir a necessidade de vitaminas no seu organismo e manter uma alimentação saudável.

Qual é a dosagem adequada?

A dosagem certa da vitamina C depende muito de cada caso.

Os atletas profissionais e fisiculturistas, devido às atividades intensas que praticam, podem ingerir cerca de 1g a 3g, sendo que as doses devem ser ministradas ao longo do dia.

Já a dose recomendada para as pessoas que não são atletas, mas que gostam de frequentar a academia, é de 60mg a 1g por dia. Esses números variam de acordo com a idade, o gênero e o peso de cada pessoa.

Em alguns casos, como mulheres gestantes, pessoas com doenças infecciosas ou fumantes, o consumo de vitamina C deve ser maior que 100mg ao dia.

Quais são as fontes naturais de vitamina C?

Existem muitos alimentos que são riquíssimos em vitamina C. Os mais conhecidos são as frutas cítricas, como limão, laranja, tangerina e kiwi.

A campeã em presença de vitamina C é a acerola, que possui cerca de 1.800mg por cada frutinha, enquanto a laranja tem apenas 55mg.

No entanto, existem outros alimentos além das frutas que também são ricos nessa vitamina, como é o caso do brócolis, da couve, do pimentão amarelo, da salsa, do agrião e do repolho roxo.

Agora que você já sabe quais são os benefícios e se é melhor tomar vitamina C antes ou depois do treino, faça de tudo para enriquecer a sua alimentação ou suplementação com esse nutriente tão importante.

Gostou das nossas dicas? Quer ler mais artigos sobre saúde e bem-estar? Então, siga a Academia Nad’arte nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, no YouTube e no Instagram!

Escrito por Academia Nadarte