Muitas pessoas tem vergonha de ir na academia. Isso pode acontecer por inúmeros motivos, como não se adaptar aos exercícios, ficar envergonhado com o próprio corpo, não aguentar o peso dos equipamentos, medo de fazer algo errado e de ser criticado pelos colegas, entre outros.

Contudo, é importante saber superar esses pensamentos, para que você alcance o seus objetivos com mais facilidade e se sinta bem consigo mesmo.

Quer descobrir como superar esses obstáculos e perder a vergonha de ir na academia? Então, veja as dicas que preparamos para você neste artigo!

Pense a longo prazo

Já pensou nas vantagens que você pode alcançar ao fazer os exercícios regularmente? Os benefícios são inúmeros, visto que é possível ter mais qualidade de vida, poder conquistar o corpo que tanto desejava, melhorar a saúde, ter mais energia para fazer as tarefas diárias etc.

Então, não desista antes de tentar. Pense a longo prazo. Assim, será mais fácil de você perder a vergonha de ir na academia.

Evite horários de muita lotação

Um dos fatores que levam as pessoas desistirem de praticar atividade física é o fato de ter muita gente olhando para elas, principalmente, quando se é novato no ambiente.

Entretanto, isso pode ser facilmente resolvido, visto que as academias costumam ter horários com maior e menor concentração de pessoas.

Então, basta você procurar saber, na recepção ou com o instrutor, qual o horário costuma ter menos gente fazendo exercícios no local. Isso o ajudará a ter mais tranquilidade no momento de fazer suas atividades.

Não se compare com os outros

Muitas pessoas ficam com vergonha de ir na academia pelo fato de ver outras pessoas com o corpo bem torneado, enquanto o seu não está naquele padrão.

Mas, isso deve ser encarado com naturalidade. Isso porque é preciso ter em mente que alguns treinadores só tem determinado corpo devido a muito treinamento e dedicação.

Isso significa que você não pode comparar o seu tipo físico com o de uma pessoa que está fazendo atividade física há anos. Saiba que as conquistas vem dia após dia.

Tenha uma companhia

Ter uma companhia de academia certamente vai ajudá-lo a alcançar o seu objetivos. Isso porque uma pessoa incentiva a outra, dando dicas, encorajando a não desistir.

Essa é uma forma de fazer o tempo passar de uma forma rápida e prazerosa, fazendo com que você esqueça do esforço de pegar os halteres.

Respeite o seu limite

Apesar da companhia ajudar as pessoas a ter mais coragem, é preciso que você respeite os seus limites. Nada de colocar várias anilhas na máquina se você não aguenta.

A evolução de cada indivíduo é feita aos poucos e de forma diferente. Por isso, o profissional de educação física deve acompanhar você para dizer quando está na hora de aumentar os pesos dos equipamentos.

Além das dicas que citamos no artigo, para que você perca a vergonha de ir na academia, é importante se matricular em um local que tenha uma boa estrutura e profissionais qualificados, que o ajude a alcançar os resultados de forma mais rápida e eficiente.

Um exemplo do que estamos falando é a Academia Nad’arte, que atua no mercado há 31 anos e conta com ajuda de profissionais altamente qualificados, no qual contribuem para o seus alunos terem mais qualidade de vida.

Que tal descobrir todas as modalidades de exercícios que a Academia Nad’arte pode oferecer para você? Entre em contato com uma de nossas unidades! Você não vai se arrepender!

Academia Nadarte
Escrito por Academia Nadarte