treino hiit

A adoção da prática de exercícios físicos está cada dia mais comum, e isso graças ao reconhecimento dos benefícios que uma vida ativa oferece para a saúde.

Para inovar nas atividades, é possível encontrar diversas modalidades de exercícios atualmente, e o treino hiit é uma delas.

Já ouviu falar mas quer saber o que é e como funciona? Confira o texto a seguir e veja se o hiit se adequa aos seus objetivos!

O que é treino hiit?

Criado pela American College Sports, o hiit (High Intensity Interval Training) em português significa treino de intervalos de alta intensidade.

É um método que beneficia a rápida perda de peso e a definição muscular, permitindo otimizar o tempo de gordura queimada e também a duração dos exercícios.

Em contrapartida, deve-se investir na intensidade com a orientação de um profissional.

Como funciona?

O treinamento é proposto com intervalos de tempo, variando de 30 até 60 segundos.

Pode-se iniciar com 3 minutos de aquecimento, enquanto a intensidade pode ser alterada durante 5 até 15 minutos, diariamente.

O intuito é impulsionar o funcionamento metabólico em até 48 horas, além de propor um treino muito mais dinâmico.

É possível realizar também o hiit em turmas, mas é fundamental se submeter a uma avaliação e encontrar parceiros que busquem os mesmos objetivos ou sejam compatíveis para um treino eficiente.

Menos tempo, mais resultados

Para quem tem uma rotina atribulada, esse treinamento pode ser muito atraente para queimar calorias em um pequeno intervalo de tempo.

O hiit pode ser praticado durante qualquer horário do dia, combinando com “brechas” ou horários livres entre trabalho e estudo.

Com 15 minutos diários, você pode otimizar o funcionamento metabólico, adequar o treinamento à sua rotina e ter resultados muito mais significativos.

Lembre-se que o descanso também deve se priorizado, pois a intensidade requer disposição e mais resistência física.

A frequência da prática deve ser adequada de acordo com seu condicionamento e resistência física, lembrando que o acompanhamento de um profissional é fundamental!

Queima mais calorias

Você deve estar se questionando sobre como um treino mais curto pode queimar mais calorias, certo?

Na verdade, os benefícios do hiit são relevantes exatamente por isso.

Ele impulsiona o metabolismo basal, o que faz com que a queima calórica seja mantida durante todo o dia, até mesmo após as atividades.

Pesquisadores apontam que o treinamento pode resultar na queima de cerca de 10% mais de calorias por até 48 horas após o treino.

Sistema cardiovascular saudável

Se você quer fortalecer seu sistema cardiovascular, saiba que o hiit também assegura melhor função aeróbica em zona anaeróbica.

Dessa forma, ele pode aumentar o fôlego e promover a saúde de seu coração, mesmo com treinos curtos.

Livre de equipamentos

Se sua rotina é movimentada e você vive em busca de alternativas de treinos quando viaja, saiba que o hiit pode ser feito em qualquer lugar, já que não requer qualquer equipamento.

Ele pode ser praticado com corridas, saltos, corda, natação, ciclismo, ou até mesmo utilizando o seu próprio corpo como carga.

Essa também é uma excelente opção para quem está com o orçamento apertado e não deseja ter grandes investimentos.

Por isso, é perfeito para quem deseja se mexer e ser mais saudável até mesmo sem sair de casa!

Se você está em busca de algo inovador, o hiit é a melhor opção para investir e ficar ainda mais perto da boa forma que deseja.

Por meio de seus treinos versáteis, é possível alcançar resultados surpreendentes.

Gostou de saber um pouco mais sobre essa modalidade de treino?

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Escrito por Academia Nadarte