Atualmente, existem diversas atividades para acabar com o sedentarismo e ganhar mais consciência corporal, a exemplo do treino de funcional.

Além disso, não há dúvidas de que os exercícios físicos ajudam a aumentar a força muscular e a queimar aquela gordurinha indesejada.

Neste texto, você vai entender o que é, quais são os principais benefícios e para quem o treinamento funcional é indicado.

Ao final, explicamos por que realizar esse tipo de atividade física em uma academia de qualidade. Continue a leitura!

O que é o treino de funcional?

Em primeiro lugar, é preciso entender o que é o treino funcional, uma modalidade que possivelmente surgiu entre os gladiadores na Roma Antiga.

Hoje, o funcional se diferencia de outros tipos de treino por envolver atividades do cotidiano, como empurrar, saltar, agachar, puxar e arremessar, que devem ser compatíveis com o objetivo de cada atleta.

Dessa forma, o treinamento é conduzido em academias por instrutores capacitados e foca na realização de movimentos naturais, dispensando, em geral, os aparelhos de musculação.

Quais são os benefícios do funcional?

O treino funcional está associado a vários benefícios para os praticantes, como a melhora do condicionamento físico e o desenvolvimento de habilidades, facilmente aplicadas em tarefas do dia a dia.

Além disso, as atividades funcionais impactam diretamente a saúde e o bem-estar da pessoa, desenvolvendo a resistência e a agilidade do praticante.

Ao mesmo tempo, o funcional impulsiona o metabolismo, o equilíbrio estático, a percepção dos movimentos do corpo, a correção da postura e ajuda a queimar gordura localizada.

Para quem o treino de funcional é indicado?

Respondendo à questão, o treinamento é indicado para qualquer pessoa com saúde, podendo ser mais adequada para quem já pratica alguma atividade física na semana.

Por outro lado, a modalidade funcional é bastante recomendada para pessoas que desejam complementar o treino de força, que ajuda a perder peso rapidamente.

No entanto, para entender se tem aptidão para praticar esse exercício, deve-se procurar uma ótima academia na sua região.

Na academia, a pessoa deve ser avaliada por profissionais da educação física, que observam o histórico de saúde do atleta e verificam fatores como a idade e a regularidade na prática de esportes, indicando uma atividade física pertinente ao praticante.

Referência na prática esportiva há mais de 30 anos, a Academia Nad’arte oferece equipe qualificada para atender os alunos e ajudá-los a atingir o objetivo pessoal com os exercícios físicos.

A empresa, com filiais em Brasília e em Natal, é focada no serviço fitness, com musculação, treino funcional, pilates, ginástica localizada, natação e outras modalidades.

Este post explicou o que é, para quem é indicado e quais são as qualidades do treino de funcional, associado à perda de peso e à melhora da resistência muscular.

Contudo, para saber se a modalidade é adequada para você, procure uma academia com esse serviço e consulte-se com os profissionais.

Quer ter um corpo definido e melhorar a qualidade de vida? Não espere mais para iniciar uma atividade esportiva. Entre em contato agora com a Academia Nad’arte e veja quais são os nossos serviços fitness!

Escrito por Academia Nadarte