suplementos termogênicos

Se você está por dentro do mundo fitness, com certeza já ouviu falar dos suplementos termogênicos, não é mesmo?

Esse tipo de composto é muito utilizado para melhorar o desempenho de atletas e praticantes de atividades físicas. Mas você sabe realmente para que ele serve?

Há muitas dúvidas quanto ao consumo desses produtos, principalmente no que se refere a sua eficácia e segurança. Afinal, todo mundo pode usá-los?

Neste post, trouxemos informações importantes sobre o assunto para tirar algumas dúvidas. Se quiser saber mais, continue a leitura!

O que são suplementos termogênicos?

São produtos que contêm substâncias capazes de fazer com que o corpo queime calorias — tanto da gordura armazenada quanto dos alimentos.

Esses compostos estão presentes na natureza, como a cafeína do café e a capsaicina da pimenta, e são isolados em cápsulas, comprimidos, pós e bebidas.

Para que servem?

Os suplementos termogênicos são muito famosos por ajudarem a acelerar o metabolismo. Dessa maneira, são muito utilizados por quem quer queimar gordura corporal.

Além disso, são ótimos para dar aquele gás no ânimo para treinar, reduzir o apetite e melhorar a definição muscular. Interessante, não é?

Como funcionam no organismo?

Os termogênicos atuam aumentando a temperatura corporal. Com isso, há a dilatação dos vasos sanguíneos que, por sua vez, facilita a troca de nutrientes entre as células.

Assim, o organismo tende a tornar mais rápido todos os processos, incluindo o gasto energético e, consequentemente, o emagrecimento e a definição dos músculos.

Quem pode ou não tomar?

De um modo geral, pessoas saudáveis e que praticam atividades físicas regularmente podem tomar suplementos termogênicos. Contudo, deve-se ter prescrição do médico ou nutricionista para não colocar a saúde em risco.

Já quem tem problemas cardiovasculares, as grávidas, os idosos, as crianças e outros grupos mais sensíveis não podem consumir esse tipo de produto.

Quais são os riscos e efeitos colaterais?

Quando se pensa em consumir esse tipo de suplemento é preciso estar consciente sobre os riscos e efeitos colaterais, os quais podem ser:

  • insônia;
  • pouca concentração;
  • dores de cabeça;
  • agitação; 
  • náuseas;
  • ansiedade;
  • tonturas;
  • aumento da pressão arterial;
  • confusão mental;
  • arritmia cardíaca;
  • aumento de risco de AVC.

Qual suplemento termogênico escolher?

Entre tantas opções disponíveis no mercado, fica difícil optar por um termogênico que seja mais adequado às nossas necessidades e expectativas, não é verdade?

Para fazer a melhor escolha, nada é melhor do que a orientação de um profissional especializado, como o nutricionista esportivo. Afinal, o que dá certo para uma pessoa pode não dar para a outra e vice-versa, pois, cada organismo reage de modo diferente.

Por isso, se você pretende tomar esse tipo de produto, não hesite em buscar ajuda para fazer a melhor escolha e ter um acompanhamento adequado.

Os suplementos termogênicos são realmente grandes aliados da boa forma. Com eles, é possível melhorar a sua performance e acelerar o emagrecimento.

Gostou do nosso post? Que tal saber de todas as nossas novidades em tempo real? Curta a nossa página no Facebook e veja tudo no seu feed de notícias!

Escrito por Academia Nadarte