aeróbico em jejum

Quem treina com frequência sabe da importância da alimentação antes do exercício para o fornecimento de energia ao corpo.

Mas, e se de repente, disserem que treinar sem se alimentar pode ser mais benéfico?

Esse é o caso do treino aeróbico em jejum, uma prática que vem ganhando cada vez mais adeptos.

Também chamado de AEJ, essa atividade gera opiniões controversas e muita gente se pergunta sobre a sua real eficiência.

Porém, como tudo depende do contexto de cada pessoa, é importante conhecer a fundo cada tipo de exercício para saber se ele se encaixa na sua rotina e objetivos.

Por isso, trouxemos hoje tudo que você precisa saber sobre esse tipo de treino. Confira!

O que é o treino aeróbico em jejum afinal?

O AEJ consiste em praticar exercícios físicos aeróbicos (caminhada, corrida, natação etc.) pela manhã, logo ao acordar e antes de consumir qualquer tipo de alimento.

Essa ideia segue o princípio de que, como o corpo está há várias horas sem ingerir calorias, o uso de lipídios como fonte de energia é mais efetivo, já que as reservas de glicose foram utilizadas no período em jejum.

Porém, para que o AEJ realmente traga benefícios e não leve ao catabolismo (perda muscular). 

É importante entender os seus mecanismos e o que acontece nas fases anabólica e catabólica.

Acompanhe!

Anabólica

A fase anabólica é uma das mais importantes formas do corpo produzir energia, tendo como principal fonte a ingestão de carboidratos.

Após o consumo do alimento, o organismo constrói reservas energéticas e estoca glicogênio, principalmente no fígado e nos músculos.

Outra parte dessa energia é estocada como gorduras (ou lipídeos) e chamada de alta reserva energética.

Catabólica

Essa fase ocorre quando não há a ingestão de alimentos e o corpo passa a buscar o glicogênio presente nos músculos e no fígado como fonte de energia, podendo também utilizar as gorduras e os aminoácidos.

Isso quer dizer que, ao abrir mão dos aminoácidos como reserva de energia, o organismo pode entrar em catabolismo muscular e resultar na perda de massa magra.

É nesse ponto que a prática do AEJ pode não gerar efeitos positivos.

O que dizem as pesquisas?

O pesquisador sueco Torbjörn Akerfeldt defende a teoria de que praticantes de exercícios dessa modalidade podem queimar até três vezes mais gordura do que os que treinam após a ingestão de alimentos.

Akerfeldt baseia a pesquisa nas baixas taxas de glicogênio presentes no corpo no período após o sono.

Sendo assim, os exercícios aeróbicos em jejum seriam uma forma de forçar o organismo a buscar energia nas reservas lipídicas.

Por outro lado, o artigo do também pesquisador Eduardo Porto, do Grupo de Estudos Avançados em Saúde e Exercícios, aponta que há apenas um estudo publicado pelo sueco, algo insuficiente para gerar comprovações científicas.

Porto afirma que os exercícios HIIT têm maior eficácia para eliminação de gordura, sendo capazes de queimá-la mesmo quando o corpo está em repouso.

Discussões à parte, o AEJ é uma prática com muitos adeptos e pode-se dizer que ela apresenta resultados bastante satisfatórios aos praticantes.

Quais são os cuidados necessários com a prática?

Beber bastante água

Vale notar que se hidratar antes, durante e depois do treino continua sendo de extrema importância.

A água tem o papel de evitar a quebra proteica e de drenar fluidos para dentro das células.

Evitar períodos extensos de treinamento

O AEJ pode ser usado como uma estratégia para emagrecer, portanto, é preciso praticá-lo com uma duração limitada e acompanhado do seu treinador, fazendo com que ele leve você ao alcance do seu objetivo.

Para pessoas que desejam eliminar grandes quantidades de gordura, outras modalidades de treino podem ser mais indicadas.

Atentar às contraindicações do AEJ

O AEJ não é indicado para pessoas:

  • com restrição calórica;
  • que consomem muitos carboidratos;
  • sedentárias ou com baixo condicionamento físico.

Agora que você sabe tudo sobre treino aeróbico em jejum, já pode decidir se esse tipo de exercício é bom para você.

Antes de tomar qualquer decisão, considere seus objetivos, preferências e, claro, converse com um profissional de saúde.

Você se interessa pelo treino AEJ? Então entre em contato com nossos especialistas e veja como podemos ajudar você a atingir seus objetivos!

Escrito por Academia Nadarte