rotina saudável

Nem sempre é fácil encontrar tempo para cuidar da sua saúde e do seu bem-estar no dia a dia corrido, não é mesmo? Mas manter uma rotina saudável é fundamental.

Por mais apertada que seja a sua agenda, você precisa encaixar bons hábitos no cotidiano e eliminar os contraproducentes, como sedentarismo e noites mal dormidas.

Não existe uma receita de bolo a ser seguida, mas algumas ações podem melhorar a sua qualidade de vida de forma considerável. Sobre elas que falamos neste artigo.

Continue a leitura e saiba como ter uma rotina saudável em meio à correria!

Qual é a importância de uma rotina saudável?

Mesmo com muitas responsabilidade e obrigações do trabalho ou com a família, é essencial reservar um tempo para cuidar do corpo e da mente.

Esse é o melhor caminho para ter uma maior qualidade de vida. Uma rotina saudável garante a harmonia e o equilíbrio do corpo físico e mental.

Além disso, ajuda a evitar lesões e doenças, fortalecendo o seu sistema imunológico e proporcionando mais disposição para as diferentes tarefas do dia a dia.

O que fazer para ter uma rotina saudável?

Bom, e na prática, quais são as mudanças necessárias para adotar uma rotina saudável? Separamos dicas que podem fazer a diferença. Confira!

Planeje sua alimentação para não comer fast-food

A alimentação é um dos carros-chefe para uma rotina saudável. E o primeiro passo é você se organizar para ingerir comida de verdade, e não apenas fast-food.

Por isso, faça um planejamento, cozinhe um dia e deixe refeições prontas para o restante dos dias. Existem inúmeras alternativas para evitar comidas não tão saudáveis.

Monte um cronograma de exercícios físicos

Para uma vida mais saudável, também é importante separar ao menos 30 minutos do seu dia para praticar algum tipo de atividade física, de forma moderada.

Não precisa ser todo dia, de três a quatro vezes por semana está de bom tamanho. Acima de tudo, o mais relevante é manter a regularidade e lembrar de buscar ajuda profissional.

Beba bastante água ao longo do dia

A hidratação é outro ponto essencial para uma rotina saudável. A água garante o pleno funcionamento do organismo e mantém o corpo pronto para se exercitar novamente.

Aliás, ela também é uma aliada para perder peso, eliminar a retenção de líquido, deixar a pele mais bonita, combater o estresse e problemas como cálculos renais.

Para saber a quantidade de água a tomar por dia, basta multiplicar seu peso corporal por 35 ml. Se você pesa 60 kg, por exemplo, precisa ingerir cerca de 2.100 ml.

Faça pausas para alongar o corpo

Sabe aquele intervalo no trabalho em que você fica de bobeira, ou em casa mesmo vendo o tempo passar? Aproveite para fazer alguns alongamentos.

Afinal, eles amenizam os riscos de disfunções da coluna, ajudam a evitar lesões, proporcionam relaxamento e estimulam a percepção do próprio corpo.

Tenha noites tranquilas de sono

O sono é a melhor forma de recuperar as suas energias para conseguir realizar tudo o que precisa ao longo de um dia. Além disso, contribui para o seu bem-estar mental.

Deixe o ambiente propício ao sono, encerre o seu dia horas antes de ir para a cama e evite atividades, alimentos e bebidas estimulantes perto do horário de dormir.

Adotar uma rotina saudável requer esforço e dedicação. Mas os benefícios são muitos, como mais bem-estar físico e mental, além da manutenção do bom humor.

Quer investir nisso? Então veja também 4 dicas incríveis de como ter uma vida mais leve e saudável.

Academia Nadarte
Escrito por Academia Nadarte