benefícios da meditação associada a exercício físico

Meditar é uma prática que faz muito bem à saúde, tanto a física quanto a mental, ajudando a combater males como o estresse e a depressão. Pensando nisso, você sabe quais os benefícios da meditação aliada aos exercícios físicos?

A verdade é que esse combo pode trazer muitas vantagens para a qualidade de vida e o bem-estar, além de potencializar os resultados no treino.

Quer saber como isso é possível? Então, continue a leitura, pois, neste post, contamos 4 benefícios da meditação associada às atividades físicas regulares. Confira!

1. Melhora o sono

Sabemos que a qualidade do sono é fundamental para a saúde, pois é nesse momento que o organismo faz os reajustes necessários para o seu bom funcionamento.

Inclusive, é enquanto dormimos que os músculos se regeneram e ocorre a hipertrofia. Um sono ruim prejudica, e muito, o anabolismo e vários outros aspectos da saúde.

A meditação ajuda a ter melhores noites de sono, como diz este estudo que comprova os benefícios da prática no tratamento da insônia.

Assim, quem medita tem um sono de melhor qualidade e, consequentemente, pode obter melhores resultados nos treinos.

2. Melhora a concentração

Um dos maiores benefícios da meditação é a melhora na concentração. As pessoas que meditam com frequência conseguem focar melhor na atividade que estão fazendo e não se distraem facilmente.

Se grande parte do sucesso dos exercícios depende da correta execução dos movimentos, meditar pode ajudar a melhorar o foco no treino.

Um treino com atenção total reduz os riscos de lesões e acidentes, além de melhorar o desempenho. Isso, por sua vez, faz com que você atinja os resultados mais rapidamente.

3. Melhora a respiração

Respirar corretamente faz toda a diferença nos exercícios. Isso porque aumenta a oxigenação do cérebro, elevando a sensação de bem-estar e melhorando o rendimento, já que o organismo demora mais para se cansar.

Um dos pilares da meditação é, justamente, o foco na respiração, o que ajuda a respirar melhor no dia a dia, inclusive nas atividades físicas.

Dessa maneira, meditar também o ajuda a ter uma treino mais agradável e com um maior desempenho, já que você conseguirá se exercitar mais por se cansar menos.

4. Ajuda no combate aos vícios

Sabemos que o tabagismo e o alcoolismo são inimigos da boa saúde. Além disso, esses vícios prejudicam o resultado dos treinos, atrasando o alcance dos objetivos.

Portanto, é sempre bom ficar longe deles. A meditação é uma grande aliada no combate aos vícios, pois aumenta a força de vontade e ajuda a controlar os impulsos.

Os benefícios da meditação para quem faz exercícios físicos regularmente são, realmente, incríveis!

Essas duas práticas fazem muito bem à saúde como um todo e trazem bem-estar e qualidade de vida. Quando aliadas, uma potencializa a outra, proporcionando resultados ainda melhores em todos os aspectos.

Entendeu quais os benefícios da meditação? Aproveite que está por aqui e assine a nossa newsletter! Assim, você fica por dentro dos nossos artigos com ótimas dicas de saúde e bem-estar em primeira mão!

Escrito por Academia Nadarte