natação e musculação

Com certeza, não é novidade para ninguém que exercícios físicos são fundamentais para a qualidade de vida, não é mesmo?

Não por acaso, as academias estão mais cheias e há cada vez mais opções de modalidades de atividades físicas para escolher.

No entanto, muitas vezes, essa situação em vez de motivar pode acabar gerando dúvidas que levam ao adiamento da prática.

Se você tem pesquisado sobre natação e musculação, chegou a hora de ficar por dentro dos benefícios e efeitos que essas duas atividades podem oferecer.

Ficou curioso e quer saber mais? Então, no post de hoje, confira as informações essenciais que separamos para você e faça sua matrícula o quanto antes!

Natação

Apenas como primeiro argumento, podemos dizer que a natação é a melhor opção para quem deseja fazer atividade física e driblar o calor do verão.

Quando praticadas as quatro modalidades de nado, ele permite que diferentes grupos musculares sejam trabalhados.

A resistência da água preserva as articulações, já que não há grandes impactos, reduzindo as chances de lesões.

Quando o assunto é queima calórica, vale saber que uma aula pode ajudar você a eliminar, em média, 600 calorias.

A natação é destaque entre as atividades cardiorrespiratórias e não foca no desenvolvimento de músculos.

Caso o foco seja esse, então o ideal é combinar natação com musculação. O esporte contribui para a redução de gordura corporal e apoia o fortalecimento dos músculos, mas não assegura hipertrofia.

Os benefícios da natação ainda atingem o sistema circulatório, fortalecendo as fibras e favorecendo a circulação nos vasos sanguíneos.

Para praticantes de musculação, nadar também apoia na restituição muscular, assegurando a recuperação adequada dos músculos.

Os praticantes de natação afirmam que as aulas são momentos de descontração e relaxamento em meio ao estresse das tarefas do cotidiano.

Portanto, se você quer se desligar dos compromissos diários e “refrescar a cabeça”, a dica é adotar um esporte na água, como a natação.

A frequência de prática pode variar de 2 a 3 vezes por semana. Isso permite conciliar com a musculação e melhorar o desempenho no levantamento das cargas.

guia completo sobre alongamento

Musculação

Diferentemente das aulas coletivas de natação, a musculação é um treino individualizado com metodologias voltadas para o seu objetivo específico.

O levantamento de cargas é interessante para a perda de peso, mas o principal foco é o desenvolvimento de músculos e hipertrofia.

Na prática de musculação, como não há a resistência da água, as chances de lesões são mais altas. Por isso, ela requer mais atenção e consciência corporal.

Dentre os efeitos, pode-se notar o fortalecimento dos músculos e dos ossos.

A musculação pode ser praticada de 3 a 5 dias na semana, sendo que essa frequência pode ser alterada de acordo com a melhora do condicionamento físico.

Os benefícios podem ser notados após as 4 primeiras semanas.

É possível perceber que o metabolismo aumenta, permitindo que você queime mais calorias. Esse efeito ocorre devido à necessidade de mais energia para a massa muscular ser preservada.

Para quem deseja perder peso, a musculação é um ótimo aliado para queimar algumas calorias a mais.

Enquanto a natação pode trabalhar todo o corpo em uma única aula, o treino de musculação trabalha especificamente cada músculo.

Além disso, o planejamento de levantamento de cargas é feito de acordo com os dias de ida à academia, possibilitando treinos com focos mais específicos.

Não há uma resposta sobre qual prática é melhor. A escolha entre natação e musculação deve ser feita a partir de seus objetivos.

Se decidir conciliar as duas modalidades, saiba que atingirá resultados mais completos e terá um aproveitamento significativo para manter a boa forma e melhorar a qualidade de vida.

Então, gostou de saber um pouco mais sobre natação e musculação? Aproveite que está por aqui e entenda também as diferenças entre musculação e treino funcional!

Escrito por Academia Nadarte