Você está com dificuldade de perder peso mesmo mantendo uma alimentação equilibrada, seguindo uma rotina intensa de exercícios físicos e dormindo bem? Então, talvez seja a hora de checar o ritmo do seu metabolismo. Isso porque esse mecanismo que transforma várias reações químicas em energia desacelera com o tempo.

Com o metabolismo lento, o corpo demora mais para receber os nutrientes necessários e transformar as calorias ingeridas em energia, o que resulta em acúmulo de gordura.

Sobretudo, as principais causas do problema incluem hipotireoidismo, diabetes, genética, uso de determinados medicamentos e desequilíbrio hormonal.

Quer saber quais são os efeitos do metabolismo lento no organismo? Continue a leitura!

Dificuldade para perder peso

Esse é um dos primeiros sinais do metabolismo lento. Como a queima calórica é baixa na metabolização, a energia que não é gasta vira gordura e fica armazenada no corpo.

Caso a pessoa tenha uma alimentação pobre em nutrientes, o metabolismo pode desacelerar, pois os alimentos não demandarão esforço do organismo durante a digestão.

Além disso, produtos refinados, processados e ricos em carboidratos simples podem liberar muita glicose. Contudo, isso gera um pico de açúcar na corrente sanguínea.

Surgimento de celulites

Quem costuma comer muitos alimentos refinados e processados, como pão, arroz e queijos amarelos, pode acumular gordura em novas áreas do corpo.

Isso causa um processo de inflamação no organismo e, ao incluí-los todos os dias no cardápio, haverá o surgimento de novas células que armazenam gordura.

Nesse caso, a melhor maneira de combater as celulites e eliminar o máximo de depósito de adipócitos é fazer exercícios físicos regularmente, principalmente os de hipertrofia.

Pele e calcanhares rachados

O metabolismo lento também tem relação com doenças que afetam a tireoide, e um dos sintomas clássicos do problema é a presença de rachaduras nos calcanhares e na pele.

O hipotireoidismo, por exemplo, leva a uma redução na produção dos hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) e faz a pessoa queimar menos calorias em repouso.

Outros efeitos da doença são cansaço extremo, intestino preso, dores musculares, sono em excesso, comprometimento da memória e menstruação irregular.

Vontade de comer doces

O nosso corpo necessita de nutrientes e calorias para funcionar de maneira correta, seja para fazer atividades físicas, seja em repouso.

Quando o metabolismo está desacelerado, o organismo pede por mais alimentos doces e ricos em açúcar, com o objetivo de obter mais energia.

No entanto, o açúcar causa um pico energético após o seu consumo. Mas não se engane: a sensação dura pouco tempo. Inclusive, há quem a chame de “falsa energia”.

A substância não só se transforma em gordura rapidamente, como provoca compulsão e abstinência. Estudos comparam o vício com o alcoolismo e o tabagismo.

Agora que você sabe o que é o metabolismo lento e conhece os seus principais efeitos no organismo, já pode tomar providências se estiver notando algo de anormal.

Consulte um médico especializado para ele avaliar a sua condição e lembre-se de praticar atividades físicas com regularidade como um auxílio para acelerar o metabolismo.

Gostou de saber mais sobre metabolismo lento? Então, não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro do assunto!

Escrito por Academia Nadarte