Karatê

Quem está em busca da atividade física ideal para o seu bem-estar, mais cedo ou mais tarde se depara com a alternativa do Karatê.

Essa arte marcial japonesa vai muito além da luta. A sua filosofia defende o desenvolvimento pessoal e a cultura de uma vida saudável. 

Chegada no Brasil em 1908 junto com os imigrantes japoneses, a técnica foi se desenvolvendo, se espalhando e ganhando muitos adeptos por todo o país.

E engana-se quem pensa que essa é uma atividade violenta! Muito pelo contrário: os praticantes de Karatê passam a ter mais equilíbrio físico e mental.

Indicado para homens, mulheres, crianças e pessoas de todas as idades, ele proporciona diversos benefícios para a saúde e boa forma.

Curioso para conhecer todos os proveitos que você pode tirar dessa arte marcial? Então confira este material com os 6 principais. Boa leitura! 

1. Trabalha o corpo todo 

Também conhecido como a “arte da mão vazia”, o Karatê combina movimentos do corpo em funções de defesa e contra-ataque.

Alguns deles envolvem socos, chutes, voadoras e golpes dados com velocidade, intensidade e força.

Por demandar fluxo dos membros de todo o corpo, a atividade é considerada aeróbica e é excelente para quem quer cuidar da forma física.

Como consequência do fortalecimento da parte superior e inferior, o aluno ganha tonificação muscular e melhora o seu preparo físico. 

2. Estimula a respiração e a capacidade cardiovascular

O coração é um músculo e, para se manter em pleno funcionamento e prevenir problemas, precisa ser exercitado.

Essa arte marcial garante tal cuidado, pois, proporciona um bombeamento de sangue mais eficiente e estimula o transporte de oxigênio para todo o corpo. 

As aulas incluem exercícios voltados para a respiração correta e, por isso, o praticante vivencia o desenvolvimento da sua capacidade respiratória.

Tudo isso ajuda o aluno a ter mais disposição e energia, já que o organismo passa a funcionar melhor.

3. Melhora a coordenação motora 

A prática constante do Karatê visa a execução dos movimentos de maneira precisa e eficiente.

Cada treino leva a uma melhora na coordenação motora, ao ponto de poder executar os movimentos até de olhos vendados.

Além disso, os treinos com parceiros auxiliam no aperfeiçoamento dos reflexos e na aplicação adequada do que foi aprendido. 

4. Aumenta a concentração

O Karatê é muito mais do que movimento, é também o uso da mente por meio da observação e raciocínio.

É preciso ter atenção em todos os detalhes durante o treino para que a atividade se dê da maneira correta. 

As orientações e exemplos dos instrutores, bem como a própria execução das técnicas e das bases devem ser observadas com aplicação.

A atividade exige capacidade de refletir e interpretar o que está sendo ensinado e, por isso, é também um ótimo exercício de foco e concentração.

5. Melhora a autoestima e o controle emocional

Normalmente, é realizada uma meditação no início do treino como preparação para a aula e para deixar de lado todas as questões que não sejam pertinentes.

Essa prática, somada aos benefícios do treino, ajuda o praticante a relaxar, a ganhar tranquilidade e a procurar melhores maneiras de resolver os problemas.

Outro ponto é que, com o treino constante, o praticante também aprende mais sobre si mesmo e o seu potencial.

Consequentemente, ele passa a adotar uma postura confiante e assertiva para superar as dificuldades e desafios dentro e fora do dojo (local de prática).

6. Ajuda a emagrecer

Uma aula com duração média de uma hora pode fazer o aluno perder de 600 a 900 calorias.

Portanto, quando praticado com regularidade e com o acompanhamento de uma boa nutrição, o Karatê é um forte aliado no processo de emagrecimento

Como você viu, esse esporte tem muito a ensinar e pode fazer a diferença em diferentes áreas da vida.

Seja para praticar um exercício, seja para aprender sobre disciplina, respeito, concentração e outros valores importantes, o Karatê oferece aos seus praticantes diversos benefícios!

Gostou de saber mais sobre o assunto e se sente preparado para dar uma chance a essa atividade? Então garanta a sua vaga em uma aula agora mesmo!

Escrito por Academia Nadarte