frutas oleaginosas

Sempre que vemos opções de lanches num cardápio saudável, as frutas oleaginosas estão lá como sugestão principal. Mas você sabe o motivo?

Essas pequenas guloseimas da natureza são práticas de transportar e de comer. Sem contar que são deliciosas!

Elas podem ser consumidas sozinhas ou em um mix delas, acompanhadas de outros alimentos ou como parte de uma receita fit saborosa.

Quer saber o que elas trazem de bom para a saúde? Então continue a leitura deste post e confira!

Afinal, o que são as frutas oleaginosas?

Elas fazem parte de um grupo de alimentos chamados funcionais — aqueles que além da função de nutrir o organismo, são capazes de prevenir doenças.

Quer exemplos? Veja alguns:

  • nozes;
  • castanha-do-pará;
  • castanha-de-caju;
  • amêndoas;
  • avelãs;
  • amendoim;
  • pistache.

 

Elas recebem esse nome por terem muita gordura em sua composição. Mas não se preocupe! É um tipo de óleo saudável e que faz bem para a saúde.

Quais são os seus benefícios?

Por muito tempo, elas foram excluídas das dietas de controle de gorduras, como as de emagrecimento e redução de colesterol.

Mas, hoje, já sabemos que elas podem fazer parte de um cardápio equilibrado, pois trazem diversos benefícios para o organismo. Olha só!

Emagrecimento

Embora as frutas oleaginosas sejam calóricas, elas são ótimas para um plano alimentar de emagrecimento.

Isso porque elas contêm fibras, além da própria gordura, que dão mais saciedade e, assim, ajudam a diminuir a fome.

Prevenção de doenças

As gorduras presentes nas oleaginosas são do tipo mono e poliinsaturada, que são benéficas para o coração.

Essas substâncias reduzem o colesterol ruim e aumentam o bom. Sendo assim, elas previnem doenças relacionadas, como infartos, AVCs e hipertensão arterial.

Redução do estresse

Vários nutrientes que compõem as frutas oleaginosas são capazes de reduzir o estresse, como a vitamina B5 e o magnésio, que é um mineral.

Portanto, se você sofre com esse problema, não deixe de consumir uma porção desse alimento diariamente.

Como encaixá-las numa alimentação saudável?

Uma alimentação saudável é regra para ter mais qualidade de vida e bem-estar. As frutas oleaginosas não somente podem como devem fazer parte dela.

Para incluí-las numa dieta balanceada, o ideal é consumi-las nos lanches. Ou seja, entre as grandes refeições.

Como elas não precisam de refrigeração, você pode ter um punhadinho delas dentro da bolsa para as horas em que a fome apertar.

Além do mais, você pode comê-las com iogurte, extrair o leite vegetal, usar a farinha para fazer bolos e biscoitos, e adicioná-las em diversas receitas.

Só fique de olho na quantidade de calorias. É que elas têm, em média, de 150 a 200 kcal por 30 g.

Por conta disso, não deixe de contabilizar o valor calórico delas no total da dieta, ok? Assim, você não extrapola e mantém a forma.

As frutas oleaginosas são nutritivas, práticas e muito saborosas. Seus benefícios são inúmeros e, por isso, vale muito a pena comê-las diariamente.

Já que está por aqui, que tal ler mais um post sobre nutrição e saúde? Descubra agora se o óleo de coco é vilão ou mocinho.

Escrito por Academia Nadarte