exercícios diários

Ninguém se torna presidente de uma empresa da noite para o dia, assim como ninguém perde todo peso que deseja em uma semana. Toda grande conquista é feita de passos pequenos, diários e persistentes — uma boa saúde também se consegue assim, inclusive com a prática de exercícios diários.

Por isso, não se sinta culpado se os resultados demoram para aparecer ou se você não consegue dedicar à sua saúde tanto tempo quanto gostaria.

Muita gente enfrenta essas dificuldades, mas a boa notícia é que praticando exercícios diários simples e rápidos você já pode melhorar (e muito!) sua qualidade de vida. Quer saber como?

No post de hoje, separamos algumas ideias! Confira:

4 dicas para incorporar exercícios diários na sua rotina

1. Alongue ao longo do dia

Simples, rápido, fácil e cheio de vantagens. Não há desculpas para não alongar durante o dia. Você pode fazer isso agora mesmo, de onde está lendo este texto: basta esticar os braços para cima e dar um tempo aos músculos cansados de digitar!

O alongamento ajuda a evitar lesões, tanto na prática de esportes como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), por exemplo. Ele também relaxa e é uma pausa importante para o organismo, especialmente para quem trabalha na frente do computador o dia todo.

Alongue-se sempre que sentir vontade ou estabeleça um intervalo que, de preferência, não deve ser maior do que duas horas.

2. Medite do seu jeito

Existem várias formas de meditar e você pode escolher a mais confortável. Pode ser uma meditação de cinco minutos, mantendo o foco em um objeto ou cenário ou até mesmo fazendo uma caminhada ou ouvindo música.

O importante é parar e dar tempo à mente para descansar, desacelerar e colocar as ideias em ordem.

A meditação ajuda a combater o stress, a ansiedade, diminui dores tensionais e exercita a resiliência, paciência e habilidade para lidar com diversas situações — qualidades importantes em várias áreas da vida.

3. Escolha se movimentar

Elevador ou escadas, carro ou uma caminhada até a padaria, ônibus ou bike até o trabalho. Nosso dia a dia é cheio de escolhas que, quando somadas, podem fazer uma enorme diferença!

Sempre que possível, escolha se movimentar. São exercícios relativamente “pequenos”, mas que ativam seu organismo, proporcionam um descanso valioso para a cabeça e podem ser ótimas oportunidades de confraternização.

Que tal caminhar até a padaria no domingo de manhã com seu marido ou esposa? Ou brincar com seus filhos no parquinho do condomínio em vez de ver TV no final do dia?

4. Comece devagar nos esportes

Você não precisa correr uma maratona neste final de semana. O início no esporte sempre deve ser gradual.

Comece caminhando 30 minutos três vezes por semana e aumente o tempo ou a distância aos poucos, encaixando o exercício de forma confortável em seu dia a dia.

Isso vai tornar a inclusão do esporte em sua rotina bem mais fácil e diminui as chances de você desistir por não dar conta. Esse início paciente também previne lesões e constrói uma base mais sólida para voos mais altos.

A mudança deve ser realizada de maneira segura

Grandes mudanças na rotina são perigosas. As chances de você desistir de uma dieta restritiva demais ou de exercícios muito intensos é grande porque precisamos de tempo para nos adaptar em vários sentidos: rotina, condicionamento, mente.

Precisamos de paciência e de cuidado com nós mesmos. Por isso, confie nos passos pequenos e exercícios diários para melhorar a sua saúde.

E lembre-se: ao começar uma atividade sempre procure orientação médica e de profissionais de educação física, que podem garantir uma mudança segura e definitiva com seus exercícios diários.

Que cuidados você já toma ou pretende tomar para melhorar a sua saúde? Conte para a gente nos comentários!

Escrito por Academia Nadarte