importância do alongamento

Você é daqueles que, antes do treino na academia, dão uma enrolada e já vão para os aparelhos sem se alongar? Então fique atento a este post! Vamos comentar sobre a importância do alongamento!

Muita gente tem preguiça de fazer os alongamentos antes e depois de suas atividades na academia por acharem que não estão indo a lugar nenhum com esses exercícios.

Também existem aqueles que sentem muita dor, e acabam largando de lado. Para uns e para outros, dar aquela esticada nos músculos é fundamental. Vamos saber o porquê? Continue a leitura e entenda!

Qual a importância do alongamento e para que ele serve?

Os exercícios de alongamento não têm uma, mas várias funções. Tanto no treino, como no dia a dia.

Em nossa rotina corrida, pulamos da cama, nos arrumamos correndo para ir ao trabalho, passamos boa parte do dia sentados em uma cadeira, depois voltamos para casa esgotados, prontos para tomar um banho e pular na cama de novo.

Percebeu que não há nenhuma paradinha para dar uma esticada nas costas, no pescoço, nos músculos dos joelhos?

Com o passar dos anos nessa rotina, começamos a ficar encurtados — ou seja, perdemos a flexibilidade. Aí começam a aparecer dores, problemas posturais, tensões e vários outros incômodos.

Os alongamentos ajudam a contornar todos esses problemas. Esticando, dobrando e girando o corpo, você promove o relaxamento muscular, que vai agir sobre as tensões e as dores pelo corpo.

Também melhora a circulação sanguínea, o que vai diminuir o inchaço de pés e pernas. Alongar-se corrige a postura e promove uma massagem dos órgãos internos, melhorando funções como a digestão e os níveis de açúcar no sangue.

Por fim, vem a sensação de relaxamento, já que os alongamentos ativam a produção de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar). 

Sempre preciso me alongar antes de começar?

Antigamente, acreditava-se que o alongamento sempre deveria ser feito antes do início dos exercícios para a prevenção de lesões. Agora, sabe-se que o momento de alongar-se depende do tipo de atividade física praticada.

Esportes que envolvem mais pulos e têm uma grande intensidade de ciclos alongamento-encurtamento dos músculos — como futebol — requerem que músculos e tendões já estejam bem flexíveis no início da atividade. 

Se sua prática envolve esse tipo de atividade física, o mais recomendado será intensificar os alongamentos antes do início do treinamento. Esse preparo dos tecidos do organismo ajuda a prevenir lesões como estiramentos.

Por outro lado, quando o esporte praticado tem uma intensidade baixa de ciclos alongamento-encurtamento, a recomendação é outra.

Em atividades como natação, musculação, ciclismo e corrida, a força para a prática vem da contração do músculo, que é transferida pelos tendões para as articulações e vira movimento. 

Assim, é mais interessante que os tendões não estejam tão flexíveis. Nesses casos, o melhor é aquecer bastante antes de começar e alongar depois dos exercícios. O alongamento vai ajudar a diminuir as dores musculares pós treino.

Qual a forma correta de fazer os alongamentos?

A melhor forma de se alongar é com comprometimento. Não vale “roubar” e “comer o tempo” de cada exercício.

Também não é recomendado fingir que está fazendo, só para o professor ver. Lembre-se: não é o educador físico que precisa esticar os músculos! No início, os alongamentos podem ser doloridos, mas a prática leva a um maior conforto.

Durante as execuções, preste atenção à sua postura. Certifique-se de que não está pendendo para nenhum dos lados, que o quadris estejam encaixados, coluna ereta e pés posicionados corretamente de acordo com o exercício.

A respiração é muito importante para a prática dos alongamentos. Coordene as inspirações e expirações para um movimento mais fluido e um melhor desempenho.

Aproveite o momento para prestar atenção em seu próprio corpo e aumentar sua consciência corporal.

Agora que você já aprendeu a importância do alongamento para os seus treinos, sugerimos que você leia também nosso artigo sobre como se preparar para um treino de corrida. Vamos lá?

Escrito por Academia Nadarte