dieta low carb

As pessoas estão cada vez mais conscientes de que manter uma alimentação saudável é indispensável para ter mais saúde e disposição.

Com isso, a dieta low carb vem ganhando cada vez mais destaque. Você sabe o que é e como ela funciona?

Os adeptos da low carb dizem que não é apenas uma dieta e sim um estilo de vida.

Isso porque deve ser feita para sempre em uma mudança de hábitos.

Ao contrário da pirâmide alimentar, que tem como base os carboidratos, essa dieta reduz drasticamente a quantidade desse nutriente.

O resultado é um emagrecimento rápido e eficaz.

Quer conhecer mais sobre a dieta low carb? Continue a leitura, pois é sobre isso que falaremos neste post, confira!

Como funciona?

A palavra low carb quer dizer baixo carboidrato, isso significa que não devemos excluir esse macronutriente da dieta, e sim diminuir o seu consumo.

E como isso é feito?

É simples: trocando as fontes ricas em amidos por alimentos com poucos carboidratos e repletos de vitaminas, fibras e minerais, como as verduras e legumes.

Na low carb a refeição deve ser composta por 70% de hortaliças, enquanto o restante fica por conta das proteínas e gorduras saudáveis.

Quais alimentos são evitados?

No grupo dos alimentos restritos para quem quer emagrecer entram as massas, os pães, os cereais, as leguminosas, as raízes, os tubérculos, a maioria das frutas, todos os tipos de açúcares e o leite de origem animal.

Os industrializados e óleos refinados também não devem ser consumidos, assim como as margarinas e outros produtos processados.

Quais alimentos são permitidos?

Na low carb são liberados todos os vegetais de baixo carboidrato, que são os legumes, verduras e algumas frutas, como maracujá, limão, morango, framboesa, coco e abacate, além das proteínas das carnes de todos os tipos e dos ovos.

As gorduras boas fazem parte do cardápio, são elas: banha de porco, azeite de oliva, manteiga, óleo de coco, óleo de abacate, nozes e castanhas.

Ainda temos os queijos amarelos e o creme de leite, que também podem ser consumidos.

Vale lembrar que para quem quer manter ou ganhar peso, é possível incluir alimentos com carboidratos do bem, como a mandioca, a cenoura, a beterraba, os tipos de batatas, as frutas e outros.

A dieta low carb tem contraindicações?

Embora seja uma dieta que prioriza os alimentos saudáveis, ela deve ser prescrita por um nutricionista. Visto que pode trazer prejuízos para saúde se não for bem executada.

Gestantes, crianças e idosos, além de pessoas com doenças crônicas e distúrbios alimentares, devem procurar um profissional para adequar a dieta às suas necessidades nutricionais.

Quais são os prós e os contras?

As vantagens da dieta low carb são a perda rápida de peso corporal seguida da queima de gordura.

Além do mais, ela estimula a sensação de saciedade, ou seja, diminui a fome.

Os contras estão nos efeitos colaterais que várias pessoas sentem ao aderir a essa alimentação.

Nos primeiros dias é comum ter dores de cabeça, tonturas e fraquezas, mas que passam após a adaptação.

A dieta low carb é uma maneira de emagrecer de forma eficaz e saudável, desde que seja prescrita e acompanhada por um nutricionista.

Com ela é possível alcançar o peso ideal e ter mais bem-estar.

Já que está por aqui, que tal saber mais dicas de saúde?

Aproveite e leia o nosso artigo sobre as 4 frutas com baixo índice glicêmico para incluir na sua dieta

Escrito por Academia Nadarte