Ao praticar spinning, você consegue inúmeros benefícios para a sua saúde, como a melhora do sistema cardiorrespiratório, o controle ou perda do peso corporal, a diminuição do estresse e a definição dos músculos.

Isso tudo é possível porque essa é uma prática aeróbica de baixo impacto, feita numa bicicleta ergométrica. Dessa forma, a aula não depende de condições climáticas para ser realizada.

Isso também contribui para diminuir o risco de lesões e permite que ela seja indicada para pessoas de diferentes idades e condicionamentos físicos. 

Quer descobrir como melhorar o seu desempenho ao praticar spinning? Então, confira as 3 dicas que preparamos para você! Vamos lá? 

1. Utilize roupas e sapatos apropriados para a prática

Para que você não fique ensopado durante o spinning, é fundamental que use uma roupa confortável e que tenha uma tecnologia voltada para a absorção do suor.

Para as mulheres, por exemplo, o ideal é usar um top com uma legging. Já os homens podem optar por camisetas justas e shorts. 

Além disso, é preciso prestar atenção aos calçados que vai usar. O recomendado é optar por uma sapatilha especial, que pode ser encontrada em lojas de artigos de esporte. 

Esse tipo de material tende a transferir a força da perna diretamente para o pedal, sem que haja o desperdício de energia. A partir disso, você consegue otimizar a sua performance no treino. 

2. Ajuste corretamente a bike antes da aula

Para que consiga praticar spinning corretamente, também é preciso ajustar a bike antes da aula. Então, antes de subir no equipamento, fique ao lado do banco e ajuste-o conforme a altura do osso do quadril. 

Isso ajudará a deixar o joelho mais flexionado quando o pedal estiver posicionado embaixo. E, não esqueça de deixar o guidão mais alto do que o banco. Dessa forma, conseguirá ter mais conforto na pedalada.

3. Respeite o cronograma das aulas

Se você deseja obter resultados efetivos quando praticar spinning, deve seguir à risca a programação das aulas.

Elas podem ser divididas em sessões de endurance, para perder a gordura, e de montanha, para poder trabalhar os músculos inferiores.

Você também pode praticar os treinos intervalados, que são ideais para ganhar fôlego. Isso significa que as aulas serão sempre alternadas, o que permite realizar o treino todos os dias, mas com intensidade variada. 

Ao praticar spinning, não deixe de realizar as orientações passadas pelo seu instrutor da academia. Esse profissional é o mais indicado para ajudar você a alcançar os resultados almejados.

Além disso, o educador físico tem conhecimento técnico e experiência suficiente para mostrar caminhos de otimizar os treinos, sem que você venha a sofrer dores e lesões pelo mau uso do equipamento. 

Isso porque ele tem um plano efetivo, que permite saber o momento certo de aumentar ou diminuir a velocidade, identificar os músculos trabalhados na aula e a posição mais apropriada para o exercício

Quer saber onde encontrar os melhores instrutores para realizar o spinning com total conforto e segurança? Então, entre em contato conosco e descubra tudo que a Academia Nad’arte tem para oferecer a você.

Escrito por Academia Nadarte