Você sabe quais são os cuidados com a saúde no inverno? É na estação mais fria do ano que ficamos vulneráveis aos problemas com o corpo.

A baixa temperatura, a umidade do ar reduzida e os ambientes fechados nos deixam propícios às gripes e aos resfriados. Por isso, é importante reforçar a imunidade.

Além disso, há uma menor disposição para as atividades físicas e uma tendência a consumir alimentos mais calóricos, o que pode fazer com que você ganhe peso nessa época.

Sendo assim, é imprescindível dar mais atenção a alguns hábitos para não sofrer as consequências dessas mudanças causadas pelo clima.

Quer saber quais são? Neste post, trazemos 4 dicas fundamentais para cuidar da saúde no inverno. Continue a leitura e confira!

1. Mantenha uma alimentação saudável

Manter uma alimentação saudável é primordial o ano todo. Entretanto, é no inverno que as pessoas costumam sair um pouco da dieta e consumir alimentos mais gordurosos e doces.

Isso porque o nosso corpo queima mais calorias no frio para regular a temperatura e “pede” por esse aumento na ingestão calórica.

Obviamente, comer a comida preferida de vez em quando pode caber no cardápio, o problema é quando isso acontece com frequência.

De maneira geral, continue seguindo uma alimentação equilibrada, rica em vegetais frescos e reduzida em alimentos ultraprocessados.

Por isso, faça boas escolhas alimentares, substituindo as versões tradicionais calóricas por outras mais saudáveis, e consuma ingredientes que ajudem na imunidade, como ômega-3, frutas cítricas e probióticos.

2. Pratique atividades físicas

É um fato que ficamos menos dispostos no frio, já que a baixa temperatura faz com que o corpo precise de mais energia para as suas atividades.

Entretanto, é preciso driblar esse processo e manter a prática de atividades físicas em dia. Geralmente, as pessoas se sentem mais dispostas depois de se exercitar.

Sendo assim, treinar logo pela manhã pode ter um bom efeito ao longo do dia. Contudo, como isso não é regra, treine no horário em que você consiga manter uma constância.

Outro ponto importante é que as atividades físicas moderadas podem ajudar a reforçar a imunidade e prevenir as doenças de inverno. Entre as mais diversas modalidades existentes, escolha as que traga mais bem-estar.

3. Beba água

Como anda o seu consumo de água no inverno? A maioria das pessoas tendem a reduzi-lo, mas saiba que isso pode ser prejudicial ao seu organismo, que precisa do líquido para funcionar corretamente.

Como não suamos em baixas temperaturas, o sinal de sede pode demorar a aparecer. Por isso, é preciso beber água antes mesmo do corpo pedir.

Para saber qual é a quantidade de água que deve ingerir durante o dia, multiplique o seu peso corporal por 35 ml. Por exemplo, alguém de 50 kg precisa beber, pelo menos, 1750 ml de água diariamente.

4. Faça atividades prazerosas

É comprovado que o inverno nos deixa mais tristes. Isso acontece com você? A falta de luminosidade nos deixa mais sonolentos e reduz a produção dos hormônios que dão sensação de bem-estar.

Dessa forma, é fundamental cuidar da saúde mental praticando atividades que dão prazer, como esporte, artes manuais, ler um livro, ouvir música, dançar etc.

Manter os cuidados com a saúde no inverno ajuda a prevenir doenças, a manter o peso corporal saudável e a ter mais qualidade de vida.

Por falar em alimentação saudável, você sabe o que comer na reeducação alimentar? Aproveite que está por aqui e leia o nosso post sobre o assunto!

Escrito por Academia Nadarte