dicas de como evitar lesões em casa

Todo mundo sabe que praticar exercícios físicos traz uma melhora significativa em diversos aspectos das nossas físicas, tanto no âmbito físico quanto mental. No entanto, se esses exercícios forem feitos de maneira incorreta, o efeito pode ser o contrário, isto é, causar mais malefício do que benefício ao nosso corpo.

Isso acontece, muitas vezes, quando as atividades são realizadas sem o acompanhamento de um profissional, geralmente dentro da própria casa. Foi pensando nisso que resolvemos elaborar este artigo com 4 dicas de como evitar lesões ao se exercitar no conforto de seu próprio lar.

Ficou interessado? Então continue a leitura!

1 Reserve um espaço livre de móveis e objetos

É fundamental que os exercícios ocorram em um local relativamente vazio e limpo. Para isso, lembre-se de afastar sofás, camas, mesas e qualquer outra mobília ou utensílio que possa atrapalhar a realização da atividade. Além disso, é preciso avaliar se é possível adaptar a atividade proposta para o ambiente residencial.

2 Siga a orientação de um profissional

Fazer exercícios em casa não quer dizer que não seja necessário o acompanhamento de um profissional. Mesmo se você não puder gastar muito, existem plataformas e sites sérios com educadores físicos que montam seu treino remotamente e adaptando para o espaço que você tiver disponível.

As próprias redes sociais podem ser utilizadas para fornecer algum direcionamento ao praticamente, mas ele deve saber filtrar as informações e analisar se aquele tipo de exercício é adequado ao seu perfil ou ao seu objetivo final (por exemplo, se o intuito é perder peso, então os exercícios devem ter foco aeróbico. Já se a meta for o ganho de massa muscular, deve-se focar em atividades hipertróficas).

3 Atente-se para a qualidade dos acessórios que serão utilizados

Por mais que os exercícios sejam feitos no conforto da sua própria casa, é preciso tomar cuidado com o estado dos acessórios que serão utilizados.

Não é incomum que muitas pessoas “aproveitem” aquela corda que estava guardada no armário há anos ou aquela faixa elástica que foi fabricada em mil novecentos e bolinha. Isso pode trazer inúmeros riscos e causar machucados mais sérios.

Mesmo que a cadeira da mesa da sala de jantar seja utilizada, é importante verificar se o seu estado geral é bom e se ela tem sustentação para aguentar alguns tipos de movimentos.

4 Não se esqueça dos alongamentos e aquecimentos

Os especialistas recomendam que os alongamentos sejam realizados antes, durante e após as atividades físicas, já que essa prática melhora a flexibilidade e previne as lesões musculares.

Já o aquecimento é importante para “preparar” os grupos musculares para a atividade por meio do aumento da circulação sanguínea. Em geral, é recomendado que o praticante se aqueça por no mínimo 5 minutos e no máximo 15 minutos antes do início das atividades.

Como visto, fazer os exercícios (bem como a preparação para eles) de maneira correta é muito importante para evitar problemas musculares ou nos tendões.

Agora que você sabe como evitar lesões treinando em casa, aproveite e confira algumas dicas de treino para cuidar da sua saúde física e mental!

Escrito por Academia Nadarte