Os exercícios físicos, geralmente, são divididos em duas categorias: treinos de resistência (ou força) e atividades cardiorrespiratórias, mais conhecidas como “cardio”.

Afinal, é melhor fazer cardio antes ou depois da musculação? Para muitos, pode parecer que a ordem não é tão importante. Porém, ela é capaz de causar grandes mudanças no seu treino e nos resultados.

A seguir, explicaremos melhor o que é o treino cardio e mostraremos quais são os benefícios de fazer esse exercício antes e depois da musculação. Acompanhe a leitura para saber mais!

O que é o treino cardio?

São chamados de exercícios cardiorrespiratórios — ou aeróbicos — todo tipo de atividade física que aumenta o ritmo dos batimentos cardíacos de forma contínua.

Os principais exemplos de atividades cardiorrespiratórias são:

  • correr;
  • caminhar;
  • pular corda;
  • andar de bicicleta;
  • nadar.

Antes ou depois da musculação, incluir o treino cardio à sua rotina é extremamente importante. Afinal, esse tipo de atividade melhora a saúde do sistema cardiovascular e respiratório.

Além disso, esse exercício promove grande queima de calorias, por isso, é ideal para quem visa o emagrecimento.

Quais resultados são obtidos com cardio antes ou depois da musculação?

Algumas pessoas dizem que é melhor levantar peso antes de fazer cardio, enquanto outras preferem começar na esteira para aquecer o corpo.

A verdade é que não existe uma ordem correta: tudo depende de quais são os seus objetivos dentro da academia.

Se você quer aumentar os seus músculos e ter um corpo mais resistente, comece com o treino de força e finalize com o cardio.

O motivo é muito simples: seguindo essa ordem, você terá mais energia para levantar peso e fazer exercícios que exigem muita força.

Aliás, todos devem evitar fazer musculação quando já estão cansados e com os músculos fadigados, pois isso pode causar lesões.

Entretanto, não há nada de errado em começar o treino fazendo cardio, principalmente se o seu objetivo é perder peso ou manter a figura esbelta, sem muitos músculos.

Começar fazendo alguns minutos de esteira ou bicicleta é uma ótima maneira de aquecer o corpo. Apenas lembre-se de pegar leve no treino aeróbico, se você pretende fazer musculação depois.

Por que é importante ter o acompanhamento de um profissional?

Contar com a ajuda de um educador físico dentro de uma academia é essencial, até mesmo para quem já pratica atividades físicas há bastante tempo.

Isso porque dúvidas como essa que levantamos ao longo deste artigo são comuns, e não há ninguém melhor do que um profissional em atividades físicas para esclarecê-las.

Outra vantagem de contar com a presença de um profissional é que você tem a certeza de que ele fará treinos especialmente para você, pensando em todas as suas necessidades e objetivos.

De nada adianta seguir o planejamento de celebridades famosas, afinal, somos únicos e temos corpos diferentes. Por isso, precisamos de alguém que monte treinos personalizados.

Por último, mas não menos importante, os instrutores são responsáveis por dar motivação e ânimo ao treino das pessoas que frequentam a academia.

Saber que o instrutor está esperando por você na academia também diminui as chances de faltas por criar uma sensação de comprometimento — tanto com os exercícios, como com o profissional.

Agora, você já sabe qual é a diferença entre fazer cardio antes ou depois da musculação e a importância da opinião de um profissional.

Procure por uma academia com instrutores próprios e pergunte a eles qual tipo de treino é o mais indicado para o seu caso.

Achou este assunto interessante e quer freqeuntar uma academia com o acompanhamento de profissionais? Então, entre em contato conosco!

Escrito por Academia Nadarte