Para ter uma vida saudável e conseguir alcançar os resultados que deseja, saber como calcular o seu peso ideal é fundamental. Isso mesmo, encontrar qual deve ser o número próximo que você deve tentar chegar é importante para se manter motivado e dentro de uma rotina saudável.

Seja para emagrecer, seja para ganhar massa muscular, ter uma meta fornecerá um indicador base para saber se está no caminho certo ou não. Para isso, porém, é preciso se familiarizar com o conceito de IMC. Que tal, então, tirar todas as suas dúvidas? Continue a leitura e descubra!

O que é IMC e como calculá-lo?

O IMC é a sigla para Índice de Massa Corporal, uma medida utilizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que funciona como uma base para identificar se o indivíduo está dentro ou fora do peso que pode ser considerado saudável.

O seu cálculo é muito simples de ser feito, basta ter em mãos a altura (em centímetros) e o peso atual (em quilos). Um exemplo pode ilustrar melhor:

(Peso) / (Altura) x (Altura) = IMC.

80 kg / 1,85 cm x 1,85 cm = IMC.

IMC = 23,37.

Com esse resultado, basta utilizar a tabela fornecida pela própria OMS para entender qual é o real impacto do seu peso:

  • menos de 18,5 = abaixo do peso;
  • entre 18,5 e 24,9 = peso normal;
  • entre 25 e 29,9 = sobrepeso;
  • entre 30 e 34,99 = obesidade grau I;
  • entre 35 e 39,99 = obesidade grau II (severa);
  • maior do que 40 = obesidade grau III (mórbida).

Seguindo o nosso exemplo, a pessoa está dentro do que é considerado peso normal. Ou seja, não está abaixo ou acima do peso médio para alguém da sua altura, por exemplo.

Qual é a relação entre IMC e peso ideal?

O IMC, portanto, surge como uma forma simples e eficiente de entender qual é o estado do seu corpo naquele momento. A partir desse cálculo, fica muito mais fácil definir e calcular qual é o seu peso ideal. Como não tem um número específico, mas sim uma faixa de valores, isso não significa que é preciso se preocupar em chegar, por exemplo, aos 80 kg cravados, existem variações.

Além disso, o IMC não pode ser utilizado como única referência para saber se uma pessoa está ou não em seu peso ideal e, mais importante, saudável. Existem outras variáveis que devem ser monitoradas também para conseguir estabelecer uma faixa de peso ideal ainda mais precisa, já que cada pessoa tem as suas particularidades e características.

Quais são os benefícios de manter o peso ideal?

Ao conseguir calcular o seu peso ideal e sempre tentar se manter próximo desse valor, a tendência é que o seu corpo e mente sejam beneficiados. Afinal, os números estipulados pela OMS não foram tirados de qualquer lugar. Estudos foram feitos para entender quais são os valores que mais se aproximam do que costuma representar uma maior qualidade de vida para cada pessoa.

Saber como calcular o seu peso ideal é, portanto, uma prática fundamental para quem deseja ter resultados melhores e ficar sempre bem informado sobre o seu desempenho. Dessa forma, você tem uma meta e pode trabalhar de maneira a exigir e trabalhar o seu corpo na medida certa.

Agora que você já sabe como calcular o seu peso ideal, que tal mostrar para os seus amigos, colegas e familiares como eles fazer esse cálculo essencial? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Academia Nadarte
Escrito por Academia Nadarte