benefícios do aquecimento

A prática de atividades físicas é essencial para quem quer uma vida saudável. Também é preciso cuidar da alimentação e da execução correta dos exercícios, certo? Mas não se esqueça dos benefícios do aquecimento!

Muitas pessoas acabam se apressando ao tentar adicionar atividades em sua rotina, mas esquecem dessa etapa fundamental para conseguir resultados a longo prazo.

Afinal, poucas coisas são tão frustrantes e desmotivadoras quanto iniciar uma sequência de exercícios e acabar se lesionando durante a execução, certo? A boa notícia é que o aquecimento é excelente para evitar isso.

Pode parecer simples, mas preparar o seu corpo antes da atividade física é um diferencial para quem quer um melhor desempenho e, é claro, evitar aquelas lesões desconfortáveis.

Que tal, então, conhecer todos os benefícios do aquecimento para adicioná-los de vez na sua rotina? Continue a leitura deste artigo e tire todas as suas dúvidas!

Quais são os 5 principais benefícios do aquecimento?

Antes de iniciar a sua rotina de treinos, é fundamental preparar o corpo. Mas quais são as razões? Para ajudar você nessa tarefa, listamos os principais benefícios do aquecimento. Confira!

1. Ativa a circulação sanguínea

A principal vantagem é a ativação da circulação sanguínea, uma forma de preparar o corpo para uma atividade mais intensa. Não fornecer esse sinal acaba gerando um estresse desnecessário no organismo.

Imagine sempre iniciar a sua atividade física já levando o seu corpo ao limite, estressando o organismo? Com o aquecimento, tudo isso é resolvido.

2. Reduz o risco de lesões

Outro dos benefícios do aquecimento é a redução do risco de lesões. Um músculo não aquecido está muito mais propenso a não trabalhar tão bem quanto o esperado, podendo resultar em incômodos leves ou graves.

Já pensou iniciar a sua série na academia sem aquecimento e já levantando qualquer tipo de peso? Assim como você não levanta da cama de manhã preparado para correr uma maratona, seu corpo precisa aquecer.

3. Melhora a elasticidade do corpo

Além disso, o aquecimento contribui para uma maior elasticidade do corpo. Essa é uma forma de manter os seus músculos sempre preparados para realizar novas atividades físicas, sem nenhum estresse.

4. Melhora o desempenho

Por mais que pareça chato se preparar antes do exercício, o aquecimento também ajuda a melhorar o seu desempenho durante a atividade, pois o seu corpo não vai ser pego de surpresa.

Dessa forma, vai ser muito mais fácil executar os movimentos do jeito certo, sem prejudicar o seu corpo e garantindo a melhor performance.

5. Prepara a mente

A mente também desempenha um papel importante na sua performance física. O aquecimento serve como um bom momento para deixar a rotina corrida de lado e focar apenas no exercício.

Afinal, adicionar essa preparação antes da atividade física é mais do que aproveitar os benefícios do aquecimento, representa também a prática de forma consciente e saudável.

Agora que você já sabe quais são os principais benefícios do aquecimento, que tal seguir bem informado sobre assuntos relevantes para a sua rotina de treinos? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos como este!

Escrito por Academia Nadarte