beneficio-da-ergonomia

Com as atividades físicas mais acessíveis a todos, diversos estudos científicos foram realizados. Eles demonstraram a eficácia e a segurança de inúmeros exercícios.

Com o avanço das pesquisas, foi percebido que a ergonomia tem um papel fundamental não só no conforto, como também na redução do risco de lesão. Isso para praticantes de diversas modalidades.

Pensando nisso, neste post, mostraremos quais são os benefícios da ergonomia no seu treinamento e como ela está presente na sua prática desportiva e em outras áreas da sua vida. Continue a leitura e acompanhe!

O que é a ergonomia na rotina de treinos de uma academia?

A ergonomia na rotina de treino é um conceito relativamente novo. Trata-se de uma adaptação do meio para as atividades humanas, evitando problemas de saúde que possam surgir ao longo do tempo.

Dentre as atividades, o trabalho é sempre ressaltado como a principal área de atuação da ergonomia. Porém, ela vem sendo amplamente difundida.

Quais são os principais tipos de ergonomia ?

Basicamente, temos três tipos de ergonomia: a física, a organizacional e a cognitiva. Elas podem ser trabalhadas em conjunto e, de forma geral, colaboram para o melhor desenvolvimento humano em determinada tarefa.

Na ergonomia física, as características anatômicas são tidas como principal referência para o desenvolvimento de uma atividade. Por isso, costuma ser a mais importante para quem se exercita regularmente.

Na ergonomia organizacional, o foco está na mudança ou adaptação das relações interpessoais no trabalho e nos processos internos de uma companhia.

Por fim, na ergonomia cognitiva, são observados, avaliados e modificados os fatores que podem influenciar na saúde mental do funcionário ao desempenhar seu trabalho.

A ergonomia é amplamente difundida em grandes organizações, clubes de futebol ou entidades esportivas. Afinal, ela é fundamental para que o atleta possa montar o seu treino e realizar a manutenção da sua performance.

Em escala menor, o profissional de educação física pode utilizar desses conceitos para auxiliar todos os praticantes de atividades físicas a terem melhor experiência e resultados nos treinos.

Como a ergonomia atua nos materiais para prática esportiva?

Independentemente do seu esporte de escolha, é provável que você já tenha percebido que ele apresenta materiais ou equipamentos específicos. Dois exemplos são a chuteira para o futebol e a raquete para o tênis.

Na musculação, não é diferente: temos as novas máquinas, que são lançadas e melhoradas a cada geração. Cada uma passou por testes para assegurar que os usuários terão maior performance e menor risco de lesões.

Sem dúvidas, a melhora constante dos equipamentos esportivos é um dos maiores benefícios da ergonomia para os praticantes de atividades físicas.

Como adaptar os exercícios para obter um melhor desempenho?

Outro benefício que a ergonomia propõe para as pessoas é a adaptação do exercício em função do biotipo do indivíduo.

Imagine, por exemplo, uma sala de musculação: nela, os aparelhos são regulados para cada pessoa de forma individual e de acordo com as suas características físicas.

Isso faz com que o exercício se torne prazeroso, eficiente e, acima de tudo, seguro para as mais diversas faixas etárias e níveis de condicionamento. 

Em boas academias, o profissional de educação física deve estar sempre atento para esses ajustes e para a forma de execução dos exercícios, que é outro fator decisivo para a saúde.

Corrigir e sempre aliar as boas práticas da ergonomia dentro de um treinamento é o que garante o bem-estar do praticante e os resultados. Isso vale para qualquer exercício físico.

Portanto, não deixe de seguir a orientação do seu professor durante uma atividade. Você sentirá mais conforto e certamente alcançará os seus objetivos no prazo previsto e com segurança.

Gostou deste post sobre os benefícios da ergonomia na rotina de treino? Então, siga nossas redes sociais e fique por dentro de outros conteúdos como este. Estamos no Facebook e no Instagram!

Escrito por Academia Nadarte