alimentação consciente

Muitas pessoas têm a seguinte dúvida: qual a importância da alimentação consciente? Trata-se de um dos elementos que contribuem para os indivíduos levarem uma vida saudável. Além disso, essa prática ajuda a prevenir contra várias doenças. Entre elas estão o colesterol alto, a diabetes, hipertensão, obesidade, etc.

Nesse contexto é fundamental ter uma dieta equilibrada e balanceada, ou seja, com a presença de todos os nutrientes (gorduras, carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais). É possível comer alimentos que lhe dão prazer e, ao mesmo tempo, sejam benéficos à saúde.

Pensando na importância desse tema, neste post forneceremos dicas que o ajudarão a adotar uma dieta balanceada na sua rotina e, assim, ter uma vida mais saudável. Boa leitura!

Como ter uma alimentação consciente?

Nem sempre é fácil ter uma boa alimentação, pois é necessário levar diversos fatores em consideração. Essa questão torna-se ainda mais complicada nessa rotina corrida que nós vivemos. Pensando nisso, separamos alguns princípios que o ajudarão nesse aspecto. Confira!

Comer a cada 3 horas

Essa é uma das questões mais importantes da reeducação alimentar e pode parecer trabalhosa inicialmente. Porém, com um pouco de organização é possível implementar essa prática.

O primeiro passo é planejar as refeições que serão feitas durante o dia. Por isso, separe os alimentos que você vai comer e já deixe preparados para serem consumidos. Além disso, é importante definir um horário para suas refeições. Dessa forma, você conseguirá se alimentar a cada 3 horas e, consequentemente, equilibra as refeições principais do dia.

Caso consiga seguir esse intervalo, a quantidade de alimento a ser consumida deve ser menor, pois os nutrientes serão repostos durante o dia. Outra vantagem dessa prática é que você não ficará muitas horas sem comer, ou seja, tende a sentir menos fome.

Beber muito líquido diariamente

Tomar muita água é fundamental para quem passa por uma reeducação alimentar. A hidratação ajuda na limpeza das toxinas no organismo. A recomendação é beber, ao menos, dois litros de água por dia.

Experimentar novos alimentos

Não tenha medo de adicionar novos alimentos na sua dieta, especialmente os naturais. A sua comida não ficará sem sabor. Os vegetais e as frutas podem muito bem combinar entre si, melhorando ainda mais o paladar.

Unir a alimentação saudável a outras práticas

A prática de exercícios físicos é fundamental como complemento para a reeducação alimentar. Esse hábito ajuda eliminar o sedentarismo da nossa vida. Além disso, ele ajuda as pessoas a perderem peso e medidas. Isso porque, durante as atividades físicas, o corpo queima calorias e isso ajuda as pessoas a emagrecerem.

Nem sempre é fácil ter uma alimentação consciente, ainda mais na rotina corrida em que vivemos. No entanto, essa prática ajuda as pessoas a terem uma vida saudável. Dessa forma, ao adotar as dicas mencionadas, você conseguirá comer alimentos que lhe dão prazer e, ao mesmo tempo, sejam saudáveis.

Você gostou deste post com dicas sobre como ter uma alimentação consciente? Compartilhe este conteúdo com os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação a esse assunto.

Escrito por Academia Nadarte