treinar depois do trabalho

É possível treinar depois do trabalho? A vida moderna é muito atarefada, e, praticamente, todas as pessoas se envolvem com trabalho, estudos, família e comprometimentos pessoais.

Quando há sobrecarga de compromissos, muitas pessoas cortam, inicialmente, a prática dos exercícios.

Para evitar que isso ocorra, separamos dicas para ajudar a determinar o melhor horário para se exercitar. Afinal, o mais adequado é antes, durante, ou o ideal é treinar depois do trabalho? Acompanhe o post e descubra o melhor momento para você!

Entendendo os seus níveis de energia e disposição

Não é fácil determinar um horário ideal de treino para todas as pessoas. É preciso entender que o metabolismo de cada um possui uma resposta adaptativa diferente quanto aos exercícios físicos.

Uma pessoa pode se sentir perfeitamente bem treinando pela manhã, antes do trabalho. Já outra, fica disposta para o treino durante o seu expediente, no horário de almoço. E uma terceira pessoa só consegue treinar depois do trabalho.

Para descobrir o melhor horário para você, é preciso experimentar treinos em diferentes períodos. Faça um teste por uma semana, alterando os momentos. Assim, você descobrirá a sua resposta individual em cada hora do dia.

Uma vez que você tenha encontrado o horário em que se sente melhor, fica muito mais fácil criar o hábito de treinar regularmente e aumentar a qualidade de vida. Veja, agora, alguns benefícios do treino em cada horário que destacamos:

Os benefícios de treinar antes do trabalho

Um dos maiores benefícios em treinar antes do trabalho é que você reduz a chance de desistir. Logo pela manhã, você vai à academia e já pode tirar essa tarefa da sua lista. Essa opção é muito indicada para as pessoas que sempre arrumam uma desculpa fugir do treino.

O fato é que treinar pela manhã ajuda a acelerar o metabolismo, o que aumenta a energia e disposição para enfrentar o resto do dia. Além, claro, de despertar o cérebro e queimar mais gorduras.

Outro ponto positivo é a liberação logo pela manhã de endorfina — o hormônio do prazer —, o que ajuda a ter um humor mais elevado para encarar as suas outras atividades.

Porém, algumas pessoas não se sentem com tanta energia e força para se exercitarem logo quando acordam, apesar do cortisol (hormônio responsável pelo despertar) ter seu pico durante a manhã.

Os benefícios de treinar durante o horário de almoço

O benefício desse horário é encontrar a academia vazia. Isso varia bastante, claro. Mas, normalmente, são menos pessoas se exercitando e, consequentemente, você consegue aproveitar melhor o seu treino.

Além disso, você está desperto e a temperatura corporal está mais alta. Com isso, há uma maior quantidade de testosterona no corpo, o que auxilia no aumento da força, da massa muscular e na flexibilidade.

Os benefícios de treinar depois do trabalho

Muitas pessoas preferem esse horário, não é verdade? Toda a preocupação do dia já passou e você pode simplesmente se concentrar no seu exercício, sem se preocupar com nada mais. Apesar dessa aparente tranquilidade, é preciso notar que as pessoas que costumam treinar nesse horário do dia são as que mais tendem a faltar à academia.

Isso acontece porque o cansaço acumulado faz com que as pessoas desistam de treinar. Porém, nem tudo está perdido! Treinar depois do trabalho pode garantir uma melhor noite de sono para algumas pessoas, o que gera um excelente benefício.

Porém, convém esperar de 2 a 3 horas antes de ir para a cama, já que a endorfina causa insônia em algumas pessoas.

E você, gostou deste conteúdo? Então, baixe o nosso ebook sobre vida saudável e mantenha-se bem informado!

Escrito por Academia Nadarte