hidroginástica

Praticar exercícios físicos pode ser um desafio para muitas pessoas, mas há sempre várias oportunidades para se exercitar e conquistar uma vida mais saudável. 

A hidroginástica, por exemplo, é uma modalidade de exercício aquático que está fazendo sucesso, principalmente no verão, em que as altas temperaturas atraem as pessoas para dentro das piscinas.

Mas, se você tem dúvidas sobre essa prática e quer entender melhor seus benefícios, não pode deixar de conferir o post de hoje, pois trouxemos as respostas para as suas maiores curiosidades.

Confira tudo e não perca mais tempo!

1. A hidroginástica é um bom exercício aeróbico?

A aulas de hidroginástica são excelentes exercícios aeróbicos e os benefícios dessa prática regular vão desde o alcance e manutenção da boa forma a melhor qualidade de vida.

A frequência das aulas pode variar de 2 a 3 vezes por semana e a duração média de uma aula é de 40 a 60 minutos, tornando-se uma opção interessante para quem tem pouco tempo disponível para as atividades físicas em sua rotina.

2. Essa atividade física ajuda a emagrecer?

Mexer-se com a resistência da água exige um pouco mais de esforço que o comum e isso faz com que a hidroginástica contribua com o emagrecimento saudável.

Considerada uma atividades aeróbica, ela contribui para o bom funcionamento metabólico e os efeitos podem já ser notados a partir da quarta semana.

Lembrando que em uma aula de 60 minutos você poderá eliminar de 400 a 700 calorias, o que varia de acordo com a intensidade de estímulos e movimentos propostos.

3. Para qual faixa etária ela é indicada?

Considerada um exercício leve e de baixo impacto, a hidroginástica é uma opção de atividade física para todas as idades

Com o acompanhamento profissional, pode-se obter inúmeros benefícios, o que favorece desde o desenvolvimento corporal de crianças até a mobilidade, independência e resistência física de idosos, sendo um auxílio na redução de edemas e melhoras no sistema circulatório.

A hidroginástica também é uma excelente opção para bebês e também gestantes, já que os exercícios beneficiam a abertura dos quadris, contribuindo para um parto mais tranquilo.

É interessante observar que homens e mulheres jovens podem desfrutar de uma musculatura mais forte, de um emagrecimento saudável e, claro, do aumento da disposição para lidar com rotinas tão estressantes e atarefadas.

4. Fazer hidroginástica previne doenças?

Como toda atividade física, a hidroginástica é uma importante aliada na prevenção de doenças.

Assim, doenças cardíacas, circulatórias e até mesmo relacionadas com os ossos e articulações, como a artrite podem ser neutralizadas com a participação nas aulas.

É importante lembrar que desde jovem deve-se pensar em prevenção e adotar hábitos de vida saudáveis, afinal, todos nós queremos desfrutar de uma velhice feliz e longe de doenças.

5. Como isso melhora o meu humor?

Se você está se sentindo desmotivado ou com humor irregular, saiba que a hidroginástica pode ser uma boa aliada, já que ela ajuda a reduzir o estresse, desligando-o dos problemas pessoais e profissionais.

Afinal, as atividades aquáticas favorecem a saúde mental.

Lembrando que, diferentemente das academias de musculação, as aulas de hidroginástica são feitas em locais tranquilos e que permitam concentração, relaxamento corporal e domínio da respiração.

Mas, é imprescindível que você se permita relaxar e volte sua atenção totalmente para as aulas, desligado-se de tudo e curtindo apenas aquele momento.

6. É possível ganhar massa muscular com hidroginástica?

A hidroginástica oferece um suporte para a saúde da massa muscular, já que a densidade de água e do ar são diferentes.

Esse fator possibilita o desenvolvimento da resistência muscular e ainda permite que os efeitos positivos possam ser obtidos de forma mais rápida do que em exercícios comuns.

Ainda é possível combinar essa prática com a aulas de musculação, ampliando ainda mais a definição e hipertrofia.

Conforme visto, a hidroginástica é um exercício completo, capaz de auxiliar no emagrecimento, prevenção de doenças e ainda ajuda a manter o condicionamento cardiovascular, proporcionando resultados tão bons quanto a corrida ou ciclismo.

Por isso, não perca mais tempo e comece a se exercitar!

Gostou do post de hoje? Então, baixe o nosso e-book e confira dicas infalíveis para manter uma vida saudável!

Escrito por Academia Nadarte