dieta com um nutricionista

Estar satisfeito com o próprio corpo é um aspecto essencial para nossa qualidade de vida. Por isso, emagrecer e manter a boa forma física é o objetivo de muita gente. E, para alcançá-lo, fazer dieta com um nutricionista é a alternativa mais indicada. Infelizmente, muitas pessoas ainda fazem escolhas equivocadas nesse sentido.

Optar pela dieta da moda ou definir o que deve ou não comer por conta própria, por exemplo, são atitudes desaconselhadas. Além de não apresentarem os resultados esperados, elas põem a saúde em risco. Por outro lado, com um plano alimentar desenvolvido por um nutricionista, fica mais fácil emagrecer com saúde.

Por isso, mostraremos a seguir 5 fatores que comprovam que ter o auxílio desse profissional é essencial e que fazer dietas aleatórias é muito arriscado. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas!

1. As dietas da moda quase sempre são uma grande ilusão

Muitas pessoas fazem diversas dietas em um curto espaço de tempo apenas porque viram uma celebridade ou um amigo dizendo que elas realmente funcionam. No entanto, isso é um grande erro. As dietas da moda costumam apresentar resultados imediatos, porém não permanentes. Ou seja, geram o famoso efeito sanfona.

Além disso, muitas delas são arriscadas, pois consistem em uma rotina alimentar com poucos nutrientes e minerais. Com isso, em vez de emagrecer com saúde, há uma desnutrição. Na verdade, qualquer dieta muito restritiva pode até apresentar resultados rápidos, mas que dificilmente serão contínuos.

2. Cada pessoa deve ter a sua própria rotina alimentar

Como foi dito acima, muita gente opta por uma dieta com base nos relatos de outras pessoas. No entanto, jamais se deve fazer isso, pois, mesmo que ela tenha sido eficaz para o seu amigo, pode não ser a melhor opção para você.

Isso acontece porque cada um de nós tem um metabolismo específico e que demanda um cardápio personalizado.

3. O nutricionista desenvolve um plano alimentar de acordo com o perfil do cliente

Exatamente devido ao que foi mencionado no tópico anterior, o papel do nutricionista é importantíssimo. De acordo com o resultado de uma ampla análise do perfil do seu cliente, ele desenvolve uma rotina alimentar adequada às condições físicas, metabólicas e até econômicas do indivíduo.

4. O cardápio desenvolvido pelo nutricionista não elimina os alimentos gostosos

Um dos grandes problemas das dietas da moda é que elas eliminam os alimentos mais apreciados pelas pessoas. Isso, naturalmente, torna-se uma barreira à manutenção do plano alimentar. Desse modo, o ideal é que haja apenas um controle do consumo das comidas gostosas, especialmente as mais calóricas.

E é exatamente isso que o nutricionista faz. Ele não elimina da dieta todas as “delícias”, apenas cria um cardápio balanceado, constituído principalmente por alimentos funcionais. Com isso, é possível comer bem sem cometer excessos.

5. Fazer dieta com nutricionista possibilita emagrecer sem colocar a saúde em risco

O nosso corpo transforma os alimentos em energia. Por isso, comer bem é essencial ao funcionamento do organismo, além de prevenir uma série de doenças. Assim, esse aspecto deve sempre ser colocado em primeiro lugar, já que de nada adianta emagrecer e ficar doente ao mesmo tempo.

Dessa forma, mesmo no caso das dietas hipocalóricas e com restrição de carboidratos, que são as mais indicadas pelos nutricionistas, não acontece uma eliminação total de determinados alimentos. Com isso, é possível atingir o objetivo desejado, seja emagrecer, manter a forma ou conseguir um corpo definido, sem sofrer consequências negativas como acontece com quem segue qualquer dieta.

Além de todos os aspectos já mencionados, fazer dieta com nutricionista é a melhor maneira de obter resultados permanentes por meio das atividades físicas. Assim, se você está pensando em emagrecer fazendo exercícios, ter o acompanhamento desse profissional é indispensável, pois ele desenvolverá um cardápio capaz de acelerar a perda de peso.

E aí? Nosso artigo lhe convenceu da importância do nutricionista e como pode ser prejudicial à sua saúde seguir as dietas da moda? Então, assine a nossa newsletter e receba diversos outros conteúdos exclusivos em primeira mão!

Escrito por Academia Nadarte